05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente; confira algumas ações da data

parque estadual do desengano 5
Fotos: Vinnicius Cremonez

Em meio ao caos, uma esperança. Criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo conscientizar as populações de todos os países do mundo sobre os problemas ambientais, e mostrar a importância de se preservar os recursos naturais, que naquela época ainda eram considerados inesgotáveis. A data é comemorada em 05 de junho, mesmo dia da Conferência de Estocolmo, onde foi estabelecida.

A partir daí, é notória a mudança de comportamentos do homem em relação ao meio ambiente. No entanto, ainda não é suficiente. Prova disso é a escassez da água, problema que vem afetando praticamente o mundo inteiro nos últimos anos. Outra preocupação está em torno da destruição do habitat natural de inúmeras espécies de animais, que acabam entrando em extinção, comprometendo toda a cadeia alimentar da fauna de determinados lugares.

parque estadual do desengano 7Para esse ano, várias ações foram preparadas visando o Dia Mundial do Meio Ambiente. No Rio de Janeiro, um mutirão estava previamente marcado para plantar mudas de árvores no Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais da cidade. Na linha amarela, local que tem um dos maiores fluxos de veículos da capital carioca, serão distribuídos cinco mil marcadores de livros voltados para o tema “meio ambiente”.

No interior do estado, um dos principais eventos acontecerá em Campos dos Goytacazes, com a presença da equipe do Parque Estadual do Desengano, sediada em Santa Maria Madalena, que promoverá na Associação Quilombola do Aleluia um dia de atividades abertas ao público, com slackline ecológico, oficinas de observação de aves, brincando com gaiolas e mapa social, trilha com cachoeiras e caça ao tesouro, entre outros. Em São Fidélis, a Secretaria de Meio Ambiente não terá programação destinada à data em si, mas participou da semana do meio ambiente realizando no dia 03 de junho um evento com o Institito Moleque Mateiro, no Cine Teatro Jayme Coelho, focando na educação ambiental. No mesmo dia, também aconteceu um movimento pelo consumo consciente da água.

parque estadual do desengano 2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress