quinta-feira , 14 dezembro 2017

6 mil vagas para a PM

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) divulgou o novo edital do concurso para 6 mil vagas de soldado, trazendo o cronograma da primeira etapa da seleção. As inscrições já estão abertas e serão recebidas até 16 de janeiro, no site da Exatus, organizadora. ( por problemas técnicos no servidor, o link de inscrição está indisponível no momento. A previsão para normalização é o mais breve possível).

PM-concurso-2014

As provas objetivas e a redação estão programadas para o dia 23 de fevereiro. A remuneração inicial é de R$2.382,89 mensais. Os selecionados terão direito a benefícios como assistência médico-hospitalar (inclusive para os dependentes), alimentação,  fardamento, entre outros. Das 6 mil vagas oferecidas, 5.400 são para homens e 600 para mulheres. Conforme lei estadual, 20% das vagas são destinadas a negros e índios. Em virtude da natureza do cargo, não há reserva para portadores de deficiência.

Para concorrer, é necessário ter o nível médio ou concluí-lo até a data prevista para a pesquisa social. Além da escolaridade, também são requisitos: carteira de habilitação (exceto a categoria A), altura mínima de 1,60m, para mulheres, e de 1,65m, para homens, e idade entre 18 (na matrícula) e 30 anos (até o fim do período de inscrição). Após preencher a ficha, o candidato deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa, de R$100, em qualquer agência bancária. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos nos dias 18, 19 e 20 deste mês pelo site da organizadora. A documentação que comprove a carência socioeconômica deverá ser encaminhada, via Sedex ou Aviso de recebimento (AR), para a Exatus. O resultado das isenções está programado para o dia 6 de janeiro.

O concurso constará de sete etapas, sendo a primeira o exame intelectual, com duração de cinco horas. O candidato deverá optar em qual cidade realizará, de acordo com o item 5.8 do edital. A prova objetiva será composta por 40 questões, distribuídas por Português (dez), História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos (com cinco questões cada). Também haverá redação, entre 20 e 30 linhas. Só serão corrigidos os textos dos 30 mil primeiros classificados. A segunda etapa será o exame psicológico, eliminatório, tendo como objetivo aprovar os candidatos que possuem funções mentais e habilidades específicas, além de características de personalidade compatíveis com o cargo.

A terceira fase constará de exame antropométrico, cuja avaliação será feita através do Índice de Massa Corporal (IMC). Já o exame físico (4ª etapa), de caráter eliminatório, constará das seguintes provas: os homens farão tração na barra fixa (duas repetições), 35 abdominais tipo remador e corrida de 2.200 metros em 12 minutos. Já para mulher serão cobradas 15 flexões de braços e antebraços, 25 abdominais tipo remador e corrida de 1.800 metros em 12 minutos. Ainda haverá teste toxicológico, exame médico e investigação social e documental (5ª, 6ª e 7ª etapas, respectivamente).

Site da Polícia militar: http://www.policiamilitar.rj.gov.br/
Site do CRSP ( Centro de recrutamento e seleção de praças da PMERJ) : http://www.policiamilitar.rj.gov.br/crsp/
Site da organizadora do concurso: http://www.exatuspr.com.br/


Mais do SFn