segunda-feira , 18 novembro 2019

9 mil eleitores ainda precisam fazer a biometria em São Fidélis Cartório da cidade mudou o horário de atendimento para facilitar no atendimento. Devido à baixa procura de moradores de algumas localidades, existe a possibilidade de fechamento de seção eleitoral

Cartório da cidade mudou o horário de atendimento para facilitar no atendimento. Devido à baixa procura de moradores de algumas localidades, existe a possibilidade de fechamento de seção eleitoral

O Cartório Eleitoral de São Fidélis mudou o horário de atendimento visando facilitar o cadastramento biométrico do público, principalmente os moradores da zona rural da cidade. Cerca de 9 mil fidelenses ainda precisam fazer o procedimento. Quem não comparecer ao cartório eleitoral para realizar a biometria até o dia 1º de dezembro, quando termina o prazo na “Cidade Poema”, terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas eleições municipais de 2020, entre outras proibições. O Cartório da cidade agora está funcionando das 10h às 19h. Devido à baixa procura de moradores de algumas localidades da zona rural do município, existe a possibilidade de haver fechamento de seção para as próximas eleições.

Sem o título de eleitor o cidadão fica impedido de receber benefícios sociais (ex. Bolsa família); votar nas próximas eleições; receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; obter empréstimos; tirar passaporte; e fazer matrícula em instituições de ensino superior. Com o objetivo de agilizar os atendimentos e evitar que eleitores não concluam a biometria, especialmente os da zona rural e distritos, o Juiz Titular da 35ª Zona Eleitoral, Márcio Roberto da Costa, suspendeu a cobrança de multas por ausência às urnas em eleições passadas até o dia 1º de dezembro. Em sua decisão o juiz considerou o grande número de eleitores que precisará fazer o cadastramento comparado a apenas seis atendentes do Cartório Eleitoral; o fato de que a única agência do Banco do Brasil no município fecha às 15h; o número de distritos e dificuldade de acesso de algumas localidades, além dos horários reduzidos de ônibus. A medida será suspensa assim que terminar o prazo do cadastramento biométrico.

Para fazer o cadastramento o eleitor precisa agendar no site do TRE (AQUI). Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran-RJ para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral. Uma ferramenta de consulta está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em caso positivo, ele deve agendar o atendimento pelo próprio site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.

Mais do SFn