A tecnologia a favor da balança e da saúde

Aplicativos para celular estão ajudando muitas pessoas a emagrecer. Eles informam a hora que se deve comer, beber água e ajudam na prática de exercícios físicos. O melhor de tudo é que muitos deles são gratuitos. É a tecnologia a favor da balança e da saúde.

Os benefícios desses programas são vários, mas eles não fazem milagre e há alguns riscos. Se por acaso você tiver alguma patologia, como hipertensão ou diabetes, você não vai fazer o acompanhamento com profissional.

O ideal para quem quer emagrecer é ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista e de um professor de educação física.

No primeiro acesso a qualquer um dos aplicativos, não tenha preguiça de fornecer dados como peso, altura, data de nascimento e metas. Os aplicativos sugerem uma dieta ou número de calorias diárias necessárias para alcançar o objetivo com base nessas informações.

Separei 5 aplicativos para falar, são eles:

contador_de_calorias1Contador de calorias
Android e iOS

O usuário cadastra um login que permite sincronizar os dados do app com o site FatSecret – comunidade sobre dieta e alimentação. A partir do perfil, calcula a Ingestão Diária Recomendada (IDR) e mostra porcentualmente o quanto a pessoa já comeu no dia.

Além das calorias ingeridas, registra as calorias perdidas. Uma lista de exercícios físicos está disponível. Mas o objetivo mesmo é contar quantas calorias a pessoa gasta durante um dia todo e comparar com o consumo de alimentos. Por isso, não se assuste com o dado de que dormir por oito horas consome 461 calorias.

Dá informações nutricionais sobre produtos genéricos ou alimentos de marcas ou restaurantes específicos. Clicando no ícone de um código de barras, a câmera do celular automaticamente captura a imagem do código do produto e revela informações nutricionais, o que economiza tempo de digitação.

tecnonutri

TecnoNutri
Android e iOS

A partir das informações de perfil, o aplicativo calcula o Índice de Massa Corporal (IMC), faz uma estimativa de calorias necessárias por dia (de acordo com o objetivo, por exemplo: perder 5 kg) e monta uma sugestão de dieta.

Em um gráfico, é possível acompanhar a evolução do peso. Tem informações nutricionais de 2 mil alimentos. Os lembretes da hora de cada refeição ou de tomar água podem ser irritantes ou úteis: basta ativar ou não a ferramenta.

 

 

 

 

 

 

 

 


nutrabemNutrabem

Android e iOS*

As informações de perfil ficam armazenadas em “status”. Tem função para acompanhar peso e gera gráfico. O usuário pode incluir o quanto bebeu de água no dia e vê num gráfico de barra se atingiu a meta: para dias mais frios (temperatura abaixo de 25ºC) o app indica a ingestão de 2,8 litros de água. Para dias mais quentes (acima de 25ºC), 4,2 litros de água.

Na tela inicial, o símbolo “i” leva a uma aba sobre dicas de saúde e alimentação, com fotos. Tem a funcionalidade de exportar os dados e mandar por e-mail ou bluetooth. A função “acompanhe” divide os alimentos ingeridos por grupos, com objetivo de avaliar a variedade do que a pessoa comeu e equilibrar a alimentação.

*A versão para iOS tem custo de US$ 0,99

 

 

dieta_e_saudeDieta e Saúde
Android e iOS

Aplicativo para quem gosta de seguir a dieta dos pontos, na qual as calorias dos alimentos são convertidas em uma pontuação. Tem o registro de mais de 10 mil alimentos, com informações nutricionais. A partir do preenchimento dos dados, o app sugere uma dieta de pontos diária e o tempo em que terá de ser cumprida para atingir o peso desejado. Mostra o IMC ideal e atual.

Pela busca é possível encontrar produtos de marcas conhecidas. Tem a opção de eleger os alimentos mais comumente consumidos como favoritos, marcando com uma estrelinha. Funciona melhor em iOS.

 

 

 

 

libraLibra
Android

Este aplicativo tem foco no controle do peso. Um lembrete para o usuário se pesar todo dia de manhã pode ser acionado. A tela inicial é um gráfico que acompanha a evolução e a variação porcentual do peso ao longo dos dias. Tem seção de estatísticas que mostra, por período, o valor mais alto de peso, o mais baixo, o mês com maior perda e assim por diante.

Os gráficos podem ser compartilhados em redes sociais, por e-mail e bluetooth. O app tem a opção de se conectar com uma balança especial equipada com wi-fi, capaz de transmitir os dados diretamente para o aplicativo.

 

 

 

 

 

 

 

fotos: Reprodução

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress