Acontece neste sábado (20), mutirão de laqueaduras em hospital de Nova Friburgo

Foto: Ascom Friburgo

Após os mutirões de cirurgias ortopédicas, vasculares e gerais no Hospital Municipal Raul Sertã em Nova Friburgo, agora os esforços se concentram em um mutirão de laqueaduras a ser realizado neste sábado (20), no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro. Este será o primeiro mutirão de laqueaduras realizado pela unidade desde que foi inaugurada, em 17 de outubro de 1947, há quase 70 anos.

A cirurgia de ligadura de trompas ou laqueadura é uma operação para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem, podendo ser feito em dois tipos, a laqueadura abdominal ou vaginal.

A expectativa do Comitê de Gestão da Saúde de Nova Friburgo, é de zerar a fila de espera pelo procedimento na cidade. Ainda de acordo com o Comitê de Gestão da Saúde, inicialmente o mutirão de laqueaduras atenderá dez pacientes que aguardam na fila pelo procedimento há mais de um ano, já que a unidade não realizou nenhuma laqueadura durante todo o ano de 2016.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress