quarta-feira , 13 novembro 2019

Agendamento de exames e consultas, palestras e outras ações de saúde no Outubro Rosa, em São Fidélis Evento será promovido pela Secretaria de Saúde na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro

Evento será promovido pela Secretaria de Saúde na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro

Fotos: Reprodução/ Ilustrativas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis promoverá nesta sexta-feira (11/10) diversas ações dentro da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa. Quem passar pela Praça Guilherme Tito de Azevedo a partir das 16h de sexta poderá assistir a apresentações e palestras, receber orientação nutricional e agendar mamografia, preventivo, Ultrassonografia Transvaginal e ultrassonografia das mamas. Além disso, haverá aferição de pressão e glicemia. As mulheres devem levar documento de identificação e o cartão nacional do SUS para a marcação das consultas e exames. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019.  Diante deste cenário, é importante que as informações sobre riscos e possíveis benefícios dos exames de rotina sejam amplamente divulgadas para toda a sociedade.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Ainda de acordo com o MS, um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais.

Mais do SFn