Ajuste seu relógio: horário de verão termina hoje

Relógios devem ser atrasados em 1 hora; Fique atento à configuração do celular
Fotos: SF Notícias/ Reprodução

Quem não gosta do horário de verão pode comemorar. Ele termina hoje e à 0h moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora.

Esta edição do horário de verão foi mais curta. Até 2017, ele tinha início no terceiro domingo de outubro. Mas, atendendo a um pedido do TSE, para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição, o governo alterou o início do horário de verão em 2018.

No começo de outubro passado, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar novamente o início do horário para 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação que não queria prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto o Palácio do Planalto acabou recuando e decidiu manter a data em 4 de novembro.

O governo também chegou a analisar o fim do horário de verão, baseado em um estudo do Ministério de Minas Energia, que apontou queda na efetividade da iniciativa, pois o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress