Alerj instala comissão especial em defesa do Rio Paraíba do Sul

alerj 4
Fotos: Vinnicus Cremonez

Foi instalada, nesta quinta-feira (16/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Comissão de Representação em Defesa do Rio Paraíba do Sul. O objetivo é discutir o uso dos recursos do manancial, que abastece 80% do Grande Rio.O deputado Dr. Julianelli (Rede) presidirá a comissão. O vice-presidente e o relator serão decididos em reunião ainda a ser marcada. Também integram o grupo os deputados Paulo Ramos (PSol), Nelson Gonçalves (PSD), Waguinho (PMDB), Bruno Duaire (PR) e Marcus Vinicius (PTB).

“A comissão é formada por deputados de todas as regiões do Rio. A ideia é constituir grupos em cada trecho para entrar em contato com a população. Primeiro fazer um inventário rio paraíba do sulde como os recursos estão sendo utilizados e depois ver a melhor forma de utilizá-los”, explica Dr. Julianelli.

A criação de um programa de reflorestamento das margens do rio e o convite à Comissão Ambiental Sul, formada por militantes da área ambiental no Sul do estado, para participar das discussões foram as propostas apresentadas por Paulo Ramos e Nelson Gonçalves, respectivamente.

Em 2015 a região Sudeste sofreu uma grave crise de abastecimento de água. Além da seca, houve problemas com inversão dos fluxos das águas, provocando salinidade. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram os estados mais afetados.O rio Paraíba do Sul é o maior manancial de água do estado. Além da maioria dos municípios abastece, por meio do rio Guandu, a cidade do Rio de Janeiro. Além de abastecer a população, o rio Paraíba do Sul é vital para o funcionamento da indústria e da agricultura.

Fonte: Alerj

rio paraíba

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress