segunda-feira , 18 dezembro 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE AS FÉRIAS

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

O período de descanso pode ser uma boa oportunidade para melhorar a dieta de crianças com dificuldades de alimentação. Com a proximidade das férias escolares, uma dúvida surge na cabeça dos pais: como manter a alimentação balanceada dos filhos, quando se sentem liberados para brincar, passear e, consequentemente, comer o que bem entenderem?

Acredito que não há mal nenhum em liberar os pequenos para comer uma barra de chocolate ou um sanduíche, mas garanto que é muito importante criar limites. “Como em vários momentos do cotidiano da criança, como o de ver TV, jogar vídeo game ou no que dizem respeito à alimentação, as crianças precisam de limites.

Não dá para substituir uma refeição por uma porção de picolés, mas tomar um sorvete ou comer um pedaço de bolo recheado pode ser até muito bom para a criança. Para as crianças com dificuldades de alimentação, os chamados comedores seletivos, – que apresentam certa indiferença em relação à comida e freqüentes oscilações na preferência e aceitação dos alimentos – as férias podem tornar-se uma boa oportunidade dos pais estimularem seu interesse pela comida.alimentacaoinfantilfrischmann-cortada-475x240

O período de folga permite que os pais fiquem mais tempo com os filhos e possam se dedicar a elaborar receitas junto com os pequenos. “Envolver a criança na preparação dos alimentos e aos poucos explicar a importância de cada um deles é uma ótima alternativa para estimulá-la a adquirir novos hábitos”.

Dieta diversificada
Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar, podem garantir uma refeição completa. “O pão é o carboidrato que fornece energia, um recheio de patê de frango, por exemplo, contém proteína, legumes e folhas oferecem vitaminas e os sucos de fruta, além de ser fonte de vitaminas, são hidratantes”.

Variar o cardápio, não só no tipo de alimento, mas também no modo de preparação também é uma das minhas orientações. “Apresentar pratos coloridos, fazer carinhas com a comida, oferecer o alimento rejeitado pelo menos dez vezes, em refeições diferentes e com apresentações diferentes são excelentes iniciativas. Vale brincar com o alimento, mas não brincar com a alimentação”, ressalta. O famoso aviãozinho está fora de cogitação, alimentacao-saudavel-criancas-ferias1pois é uma maneira de distrair, enganar a criança e fazê-la comer sem perceber. Forçar, castigar ou premiar também só intensifica o mau comportamento à mesa.

Reforço alimentar
Por outro lado, tais estratégias perdem a eficácia se as refeições não são feitas à mesa e se os pais e os irmãos mais velhos só comem lanches, sem incluir em sua alimentação frutas, verduras e legumes. “A família é o principal modelo para a criança, que dificilmente vai gostar desses alimentos se não são consumidos dentro de casa”.

O nutricionista pode indicar o uso de suplemento alimentar para que o estado nutricional de risco da criança não progrida. “O suplemento é um elemento de apoio até que os pais consigam fazer com que a criança adote uma dieta mais adequada”, reforça.


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