sexta-feira , 20 setembro 2019

Alimentação saudável no natal e ano novo

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Mais um Natal e Ano Novo vêm chegando! Para evitar que o ponteiro da balança marque uns quilinhos a mais, preparamos para você algumas dicas que irão auxiliar nas escolhas feitas. O importante é que você consuma os alimentos com moderação!

Dicas:
23 e 24 de Dezembro

• Para que você tenha um controle sobre o valor calórico de sua ceia, faça primeiramente o planejamento de seu cardápio (com preparações leves e sem muitas gorduras). “Não vá para o supermercado de estômago vazio”.
• Respeite o programa alimentar e suas devidas substituições. Não tente se enganar. Faça pequenas e leves refeições no dia. Não é porque é Natal que devemos deixar de nos alimentar somente pensando na ceia.
• Durante os preparativos, controle-se para não ficar beliscando e experimentando as comidas. Senão, o seu plano alimentar ganhará calorias extras!
• Na hora da ceia procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;
• Carnes – pernil, peru, frango, tender – prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;
• Molhos – evitem os à base de maionese dando preferência para os feitos com iogurte.
• Não se esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras dão a sensação de saciedade;
• Prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;
• Acompanhamento – Evite acompanhamentos com nozes, amêndoas. As oleaginosas possuem muita gordura.

• O álcool é mais calórico do que os carboidratos e as proteínas. Assim, o segredo é a moderação. Brinde o Natal e o Ano Novo com uma taça de champagne são menos calóricos ou sucos naturais.
• Sobremesas! Escolha aquelas que não possuam cremes como chantilly, ou massas podres que são altamente gordurosas. Prefira os sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.
• Beba bastante líquido durante o dia. Só faz bem, além de hidratar;
29 e 30 de Dezembro
• Churrasco! Sirva os assados com saladas tropicais, incorporando pedaços de frutas frescas regadas com molhos à base de iogurte ou ricota, cebola, alho e salsa. Na hora do churrasco (carne vermelha ou branca), não dispense o mamão e o abacaxi – as enzimas dessas frutas facilitam a digestão.
31 de Dezembro e 1º de Janeiro
• A carne de peru e o lombinho de porco sem gordura permitem acompanhamentos dos mais variados tipos. Frutas, legumes, raízes e saladas verdes, feitas com maçãs, nozes picadas, uvas passas e limão.
• Aves como chester ou frango são menos calóricas, na medida certa para o cardápio, podem ser acompanhados de purê de maçãs e legumes refogados com pasta de ricota.

Por último, aproveite o ano que está iniciando para:
– Aprender a gostar mais de você mesmo (a).
– Começar um programa definitivo de atividade física.
– Fazer as pazes com o espelho, respeitando os limites do seu corpo.
– Dar continuidade a sua Reeducação Alimentar.


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