Animais ficam encurralados em incêndio na zona rural de São Fidélis

O tempo seco e a ausência de chuva forte a mais de dois meses na região têm colaborado com a ocorrência de incêndios
Imagens: leitores via WhatsApp

Vacas, bois e bezerros ficaram encurralados por um incêndio em uma grande área de vegetação na tarde desta quinta-feira (21/09), em São Fidélis. Os animais estavam em uma ilha na localidade de Barra dos Dois Rios.

Segundo um dos leitores que enviaram vídeos e fotos, o fogo começou após um barulho de bomba do outro lado do rio. Em menos de cinco minutos as chamas se alastraram rapidamente. Ainda de acordo com o leitor, equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local, mas já não dava para fazer mais nada. Os animais foram retirados por alguns moradores.

O tempo seco e a ausência de chuva forte a mais de dois meses na região têm colaborado com a ocorrência de incêndios em pastos e matagais. Muitos desses incêndios são causados por produtores que recorrem à queimada como forma rápida de limpeza de um terreno, mas as chamas acabam se espalhando e saem do controle.

continua após o vídeo

Entre as recomendações para evitar incêndios no período crítico do ano estão: não colocar fogo sob hipótese nenhuma; criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação num espaço de 1,5 metros ao redor para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar; recolher as folhas secas em sacos de lixo; e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação que possa servir de combustível.

Sua participação

Você pode ajudar a fazer o SF Notícias! Fez algum registro? Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (22) 99793-8976.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular! https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress