Aniversário de Dercy Gonçalves: atriz de Santa Maria Madalena faria 109 anos nesta quinta

dercy gonçalves
Foto: Túmulo de Dercy Gonçalves/ Vinnicius Cremonez

Nesta quinta-feira (23/06), é marcado o 109º aniversário do nascimento da atriz e humorista Dolores Gonçalves Costa, conhecida como Dercy Gonçalves. Ela faleceu no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, em 19 de julho de 2008,  aos 101 anos e foi enterrada em sua cidade natal, Santa Maria Madalena.

Nascida em 23 de junho de 1907, em família pobre, filha de um alfaiate e de uma lavadeira, foi abandonada junto aos sete irmãos pela mãe e criada pelo pai alcoólatra. Fugiu de casa aos 17 anos, atrás de uma companhia de teatro e começou a carreira cantando. Se dedicou à  televisão e ao cinema, onde participou de mais de 30 filmes. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos).

Conhecida  pelos palavrões e pela personalidade forte, teve a antiga casa em Santa Maria Madalena transformada em museu. No qual diversas peças, objetos, acessórios e documentos da atriz ficam expostos. Sua história de vida inspirou a produção do filme Dercy de Verdade estrelado pela atriz global Heloísa Périssé.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress