Aperibé comemora 22 anos de emancipação

sfgtjyki
Fotos: Ronnie Rogers Fialho

Para comemorar o vigésimo segundo aniversário de emancipação político-administrativa, o pacato município de Aperibé, no Noroeste Fluminense, preparou uma festa para esse sábado, 12 de abril na Praça Francisco Blanc.

A dupla Rick e Rob se apresentará em um palco montado na Praça a partir das 22h. A dupla tem dois anos de formação e um disco gravado, logo neste primeiro, a música de trabalho ‘O PAPAI CHEGOU NA BALADA’ foi incluída no CD AS MELHORES DE BARRETOS e também no BARRETÃO. A segunda música de trabalho ‘MAL DE AMOR’ já faz sucesso em várias regiões do país, inclusive a dupla se apresentou no último dia cinco de abril, no programa Raul Gil do SBT, cantando esta música.

sxzcbnvkjlRob é natural de Baixo Guandu, no Espírito Santo e Rick é de Itaperuna, no Rio de Janeiro. Eles se conheceram através de um amigo em comum, o maestro Welinson Emerick, que foi produtor por muito tempo do cantor Eduardo Costa. A dupla tem um projeto de gravar este ano o primeiro DVD da carreira, com participações de vários artistas consagrados.

As comemorações em Aperibé começaram no dia 10 de abril, data que se comemora a emancipação político-administrativa do município, com solenidade na Câmara Municipal, às 10h, no Salão Nobre da Casa Legislativa com entrega de Títulos de Cidadania Aperibeense, Medalhas do Mérito Legislativo Ivanir Leal Eccard e Medalha de Honra ao Mérito Waldemar Linhares Duarte.

ewttruyiuoAperibé possui um pouco mais de dez mil habitantes em uma área de 88,780 km². Os mais antigos habitantes conhecidos da região atualmente ocupada pelo município foram os índios puris. A estação ferroviária Chave do Faria, inaugurada em 1883, impulsionou o povoamento da região . Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Aperibé permaneceu no município de Santo Antônio de Pádua, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1 de julho de 1983.

O antigo distrito de Chave do Faria, atual município de Aperibé, emancipou-se, em 1992, do município de Santo Antônio de Pádua, quando então contava com uma área de aproximadamente 90 km².

fdthytjytkNa época, os emancipacionistas reivindicavam o direito de os produtores usarem os trens de carga da Rede Ferroviária Federal, que ligavam o interior de Minas Gerais ao município de Campos dos Goytacazes. Elevado a município pela Lei Estadual 1 985, de 10 de abril de 1992, foi desmembrado de Santo Antônio de Pádua e constituído em distrito-sede, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress