terça-feira , 22 outubro 2019

Após grande incêndio em Área de Preservação, São Fidélis registra novos focos Entre o domingo e esta terça foram registrados incêndios na região de Dois Rios e Laranjal

Entre o domingo e esta terça foram registrados incêndios na região de Dois Rios e Laranjal

Foto: Matheus Gurgel

Mesmo depois de ter registrado um grande incêndio que destruiu uma área equivalente a doze campos de futebol, em uma Área de Proteção Ambiental em São Fidélis, a APA Rio do Colégio, que fica na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano, o município continua registrando novos focos de incêndio. No final de semana um incêndio destruiu uma área de vegetação entre o Angelim e Dois Rios. As chamas começaram às margens da RJ-158. Já nesta terça-feira (17/09) o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio na Estrada do Laranjal, próximo ao encontro entre os dois rios.

Segundo Guardas-Parque do Instituto Estadual do Ambiente, o incêndio na região de São Benedito é um dos maiores eventos de incêndio florestal registrado no estado este ano até o momento. As ações de combate feitas pelo Corpo de Bombeiros duraram cinco dias. Foram mais de 80 homens envolvidos na megaoperação coordenada pelo Comando de Bombeiros de Área (CBA IV), responsável pelo Norte e Noroeste Fluminense. Foram 70 militares do Corpo de Bombeiros dos destacamentos de São Fidélis, Cambuci e Guarus, além do Quartel Central de Campos, de Cabo Frio, de Araruama e do 1º e 2º Grupamento de Salvamento Florestal e Meio Ambiente – GSFMA, do Rio de Janeiro. A operação também contou com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de São Fidélis, Polícia Ambiental (3ª UPAm) e Guardas-Parque do Parque Estadual do Desengano. Os militares usaram mais de 20 viaturas e dois helicópteros. (reveja AQUI)

Mais do SFn