terça-feira , 12 dezembro 2017

Após morte de dois petroleiros, sindicato registra mais um acidente em plataforma na Bacia de Campos Uma escada desabou na plataforma P-32, quebrando a haste de válvula

Uma escada desabou na plataforma P-32, quebrando a haste de válvula

Nesta sexta, dois petroleiros morreram em uma explosão

Em meio ao clima de tragédia, devido ao ocorrido no navio sonda NS-32 (Norbe VIII), que levou a vida de dois petroleiros após uma explosão, o Sindpetro-NF recebeu a informação de mais um acidente, agora, na P-32. Uma escada desabou na plataforma, quebrando a haste de válvula, por sorte, não houve feridos.

Segundo denúncia, uma escada tipo marinheiro, com cerca de sete metros de comprimento, com corrosão alveolar severa, desprendeu-se de uma torre de 15 metros de altura, chamada de “Gigante”, desabando sobre o convés a poucos metros de uma frente de serviço que faz o reparo numa linha de gás inerte. Por sorte, o observador da frente percebeu que estrutura estava oscilando e orientou todos a se afastarem. Passados cerca de 10 minutos, a escada desabou, quebrando a haste de uma válvula. A estrutura pesa aproximadamente 300 quilos e poderia ter causado um acidente grave, inclusive, com novas mortes.

Em resposta ao Sindipetro, a SMS informou que o evento ocorrido foi em parte do quebra peito da escada do gigante da meia nau a BE da plataforma, que já estava interditado e desprendeu devido ao aumento e as rajadas de vento. Segundo a empresa a área foi isolada e por abrangência a área do “gigante” de bom bordo foi interditada. Foi também aberto um relatório de tratamento desta anomalia. A Petrobras está aguardando a melhoria das condições de tempo para realizar outras inspeções no local com segurança.

Trabalhadores da P-32 já tiveram problemas na estrutura da plataforma recentemente – Na última semana, os trabalhadores da P-32 encaminharam uma denúncia ao Sindipetro-NF, informando que tanto o elevador de carga, quanto o principal, da plataforma estavam apresentando problemas, sendo necessária a operação manual. Problemas similares também foram registrados recentemente em outras plataformas.

Para a diretoria do Sindipetro-NF todos esses problemas são evidências claras de uma política de sucateamento implementada com o objetivo de privatizar a Petrobras, mas que pode resultar numa grande tragédia na Bacia de Campos se nada for feito.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular! https://goo.gl/w4WvaY.


Mais do SFn