Após transbordar, Rio Muriaé continua subindo em Cardoso Moreira e Italva Ruas dos dois municípios estão inundadas; a água já invadiu algumas casas e há famílias desalojadas

Ruas dos dois municípios estão inundadas; a água já invadiu algumas casas e há famílias desalojadas

Fotos de Italva: Italva em Foco/ Fotos de Cardoso: Victor Marques

Casas e ruas dos municípios de Cardoso Moreira e Italva, no Noroeste Fluminense, estão inundadas devido à cheia do Rio Muriaé. Em Italva, o rio transbordou por volta das 21 horas desta sexta-feira (24/01), quando ultrapassou a cota máxima de 4,33m. Segundo o secretário de Defesa Civil, Vanderlei Pereira Alves, os bairros atingidos até o momento são: Parque Industrial, Saudade e Boa Vista. Ainda segundo ele, o nível do rio está subindo cerca de 10 centímetros por hora, e a tendência é de que continue subindo nas próximas horas. Pelo menos treze famílias estão desalojadas no município. Elas estão sendo encaminhadas para abrigos disponibilizados pela Prefeitura. Já em Cardoso Moreira, o nível do Rio Muriaé já alcançou a marca dos 8.70m às 10h da manhã deste sábado (25). “Seguimos em vigilância e monitorando a situação do nível do rio nos municípios à montante”, postou a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (continua após a foto).

A cota de transbordo na cidade é de 8 metros, e o rio atingiu essa marca às 2h da madrugada deste sábado. Segundo a Defesa Civil, ruas do Centro, do Porto das Barcas e do bairro Cachoeiro, próximo ao CIEP, já estão inundadas e a tendência é de que o nível do rio continue subindo reveja (AQUI). A prefeitura está prestando atendimento e disponibilizando caminhões para fazer a retirada de móveis e pertences das famílias que vivem nas áreas que já foram atingidas. Escolas e igrejas estão disponibilizadas como forma de abrigo para essas famílias, caso alguma precise. Ainda de acordo com a secretaria, a população das áreas mais baixas deve procurar um local seguro. Em caso de emergência os moradores devem ligar para o telefone (22) 988425149. O ponto de apoio para os moradores das áreas atingidas na cidade é a Casa da Cultura. Cardoso Moreira é um dos municípios com maior volume de chuva no estado nos últimos dias. Só para se ter uma ideia, nas últimas 48 horas foram registrados 217.6 milímetros de chuva em Cardoso Moreira, e 86.8 nas últimas 24 horas.

Mais do SFn