terça-feira , 11 dezembro 2018

Aprovada criação de projeto para recuperar malha ferroviária em Campos, Cantagalo, Miracema e S.Fidélis Projeto de Lei foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto

Projeto de Lei foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto

Foto: SF Notícias

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem (19/09) a Lei 1.252/12 que determina a criação do Programa de Recuperação da Malha Ferroviária no Estado do Rio. Entre os trechos descritos no projeto está o ramal campista, que liga Campos a São Fidélis e São Fidélis a Miracema.

O trecho ligando São Fidélis e Santo Antônio de Pádua foi aberto em 1880. O trecho ligando Pádua e Miracema foi aberto em 1883. Já o trecho ligando Campos a São Fidélis foi aberto 1891, formando o ramal campista. Também foi incluído no projeto o ramal Saracuruna – Cantagalo.

O objetivo é fomentar o turismo no estado. A ideia é recuperar diversas linhas no estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos. Poderão ser feitas parcerias público-privadas para a recuperação das linhas. A Secretaria de Estado de Transportes deverá fazer um projeto que contenha a análise das linhas, o orçamento para as obras e o cronograma para a implantação. O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Veja as linhas

Estão incluídas na proposta as seguintes linhas: ramal Santa Cruz – Mangaratiba; ramal Sumidouro; ramal Maricá – Cabo Frio; ramal Macaé – Campos dos Goytacazes; ramal São João da Barra (EF SESC Grussaí); ramal Campista – Campos dos Goytacazes – Miracema; ramal Saracuruna – Cantagalo; ramal Conrado – Miguel Pereira – Paty do Alferes; ramal Serra de Petrópolis (Magé – Guia de Pacopaíba a Piabetá e Magé – Vila Inhomirim a Petrópolis); ramal Trem Mata Atlântica (Angra dos Reis – Lídice – Barra Mansa); ramal da Fazenda Mato Alto (Guaratiba); ramal Paraíba do Sul – Três Rios – Sapucaia; ramal Barrinha (Barra do Piraí – Japeri). Foram incluídos também os ramais Porto de Mauá (Magé) – Fragoso/Vila Inhomirim e o ramal Barra do Piraí (Central – Ipiabas).

 


Mais do SFn