As vantagens das bebidas esportivas

Imagens: Reprodução
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Beber líquidos é fundamental para a prática de qualquer atividade física, já que a desidratação pode afetar o desempenho – principalmente por meio do aparecimento de cãibras e do aumento da temperatura corporal. É nesse contexto que surge a importância da bebida esportiva, para trazer mais bem-estar e segurança às passadas. A sua composição à base de água, eletrólitos e carboidratos ajuda a repor o que foi perdido durante o exercício.

“Os isotônicos são soluções de carboidratos e minerais que servem para evitar um processo de desidratação, com o objetivo de preservar o bom funcionamento metabólico”. As bebidas esportivas são indicadas para quem realiza exercícios com duração superior às 1h ou atividades intensas com perda superior a 2% do peso corporal.

Como consumir

Para os exercícios com duração superior a 1h, indica-se o consumo de 150 ml a 300 ml de uma bebida esportiva com concentração de 4% a 8% de carboidrato a cada 20 minutos. “Aquelas com concentrações maiores que 10% podem causar desconforto, por terem um esvaziamento gástrico mais lento devido à alta concentração de carboidrato”.

Segundo estudos feitos pela Gatorade Sports Science Institute, a melhoria do desempenho associada às bebidas esportivas ocorre quando o corredor consome entre 25 g a 30 g de carboidratos por hora. Essa ingestão pode ser alcançada com o consumo de líquidos que contêm no mínimo 6% de carboidratos. Na prática, isso permite a manutenção dos níveis de glicose no sangue quando as reservas de glicogênio dos músculos reduzem.

Cuidados importantes

Sempre friso sobre que quem faz o consumo de bebidas esportivas de maneira desnecessária pode trazer problemas, como a ingestão de uma quantidade excessiva de sódio. Por conter pequena quantidade de carboidratos, os isotônicos também podem estimular o ganho de peso. Para as gestantes e atletas com problemas renais, pressão alta ou diabetes o cuidado deve ser ainda maior, sendo necessária a orientação de um especialista.

GIZELE ANDRADE PIRES
NUTRICIONISTA


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