Atividade Física na prevenção de doenças

O sedentarismo é considerado como um dos mais sérios agravos para a saúde de corpo e mente. O indivíduo que não dispõe de uma carga regular de atividade física, de preferência moderada, não está tão equilibrado, física e psiquicamente, como poderia. Estudos vêm demonstrando grande associação entre estilo de vida ativo, menor probabilidade de morte e maior qualidade de vida. Os males provocados pelo sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos.

sedentarismoO sedentarismo relaciona-se a uma série de doenças crônico-degenerativas. Pesquisas têm comprovado que indivíduos fisicamente aptos tendem a apresentar menor incidência da maioria dessas doenças. Isto se explica por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física.

A prática monitorada da mesma, definitivamente contribui para saúde pública, com grande economia em gastos relacionados a tratamentos médicos e internações hospitalares.

Obviamente existem alguns riscos geralmente relacionados ao sistema cardiovascular e musculoesquelético. Porém estes podem ser prevenidos através de testes e avaliações simples. Além disso, os estudos epidemiológicos vêm demonstrando que a relação de riscos envolvendo o sedentarismo é extremamente maior que os relacionados à prática de atividade física.

Enumeram-se abaixo algumas das principais doenças comprovadamente combatidas pela prática monitorada de atividade física regular:

 1-Obesidade

2-Diabetes Melito tipo II

3-Doença vascular periférica

4-Acidente vascular encefálico

5-Hipertensão arterial sistêmica

6-Doença aterosclerótica coronariana

7-Artrose

8-Osteoporose

9-Câncer de cólon

10-Câncer de pulmão

12-Câncer de próstata

13-Ansiedade

14-Depressão

 

Portanto, quem ainda não ingressou em um programa supervisionado de atividade física deve procurar fazê-lo o mais breve possível!

Lívia Pessanha

CREF: 039010-G/RJ

Graduada em Educação Física

Pós-Graduando em Musculação e Personal Trainer

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress