Atrações culturais, esportivas e religiosas vão marcar a Festa do Padroeiro de São Fidélis

Foto: Arquivo

Já são mais de 200 anos de comemorações e louvores a São Fidélis de Sigmaringa desde a chegada do Frei Ângelo de Lucca e Frei Vitório de Cambiasca em uma Missão Jesuíta para catequização dos índios Coroados e Puris que habitavam essa parte do então inóspito território da Capitania de São Tomé.

Com o avanço da colonização e a construção da Igreja Matriz de São Fidélis, as comemorações ganharam cada vez mais força, se estendendo até os dias de hoje. Portanto nesse ano comemora-se mais uma desta que é maior festa de padroeiro do interior do estado, com a mais variada programação.

No último domingo (16/04), o oitavário marcou o início da festa com visitação junto à bandeira do padroeiro, logo após houve uma missa solene na Igreja Matriz. A visitação às famílias acontecerão durante os dias 16 à 23 de abril, sempre às 19 horas. Na quarta-feira (19/04), hasteamentos das bandeiras do município acontecerão em repartições públicas, escolas e na Praça Guilherme Tito de Azevedo em solenidade ao aniversário de emancipação de São Fidélis.  

Quinta-feira (20/04), ocorre a abertura da tradicional Barraca da Festa com show de Olinda Messias às 20h30, na sexta-feira (21/04), será realizada na antiga Ordem às 9h a Primeira Rodada da Copa de Futevôlei. Voltando a acontecer no período da tarde, às 16h será realizado o desfile cívico, militar e escolar e às 18h a Roda Cultural no Abrigo da Paz. No palco principal da festa, a partir das 23h o cantor Glauco Zulo promete agitar o público.
A Segunda Rodada da Copa de Futevôlei acontece no sábado (22/04), que também terá motocross, no bairro Jonas de Almeida e Silva às 9h, e o V Encontro de Jeepeiros em frente à Biblioteca Municipal com banda local, o cantor Xande de Pilares comandará o show no palco principal.

No domingo (23/04) é dia do Trilhão do Padroeiro, largada às 8h do bairro Jonas de Almeida e Silva. Já no porto da CEHAB, na Vila dos Coroados às 08h30, será realizada uma Remada de Stand up do Padroeiro nas águas do Paraíba, e às 9h a Terceira Rodada da Copa de Futevôlei, na parte da noite show com a dupla sertaneja Júnior & Gustavo e logo após banda local no palco dois.

O dia do padroeiro, segunda-feira (24/04), começa com a tradicional alvorada percorrendo as ruas da cidade com a Associação Musical 22 de outubro às 5h, em seguida, às  8h, hasteamento das bandeiras, às 10h será celebrada missa de dedicação, às 18h30 missa de solene de encerramento, às 19h30 Procissão do Padroeiro. No palco principal, terá show com o Padre Antônio Maria, logo após a queima de fogos de todos os anos fechará as festividades à meia noite. Durante o período da festa também serão realizadas apresentações de dança e exposições no Solar Barão De Vila Flor.

 

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress