Baixa umidade do ar na região reforça a importância de cuidados com a saúde

Tempo seco provoca incômodo no nariz, olhos, lábios e o contágio de gripes e conjuntivites, por exemplo, é mais frequente
Fotos: SF Notícias

Inverno é sinônimo de tempo seco, o que pode trazer riscos para a saúde por conta da baixa umidade do ar. Nestes últimos dias, a região está sob influência de uma grande massa de ar seco e os valores da umidade do ar preocupam.

Segundo a Climatempo, nos próximos dias, o interior do Rio pode ter valores próximos a 30%. A população precisa redobrar a atenção e não se descuidar da hidratação, pois de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Ainda segundo a Climatempo, o ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas. Mucosas ressecadas são mais sensíveis e por isso ficam sujeitas a irritações, principalmente se as coçarmos. Ressecadas, as mucosas são mais suscetíveis a microferidas, que as deixam mais vulneráveis à penetração de vírus e bactérias, que podem desenvolver infecções de intensidade variada.

Foto: Reprodução

A maioria dos vírus e bactérias também sobrevive por mais tempo em ambiente seco, por isso o contágio de gripes e resfriados é mais comum no inverno. Infecções como a conjuntivite também são mais comuns, além das doenças alérgicas do trato respiratório que são facilitadas e ambientes mais poeirentos incomodam bastante o nariz e os olhos.

Confira algumas dicas para se prevenir:

  • Mantenha o corpo hidratado, beba bastante água mesmo sem sentir sede. Crianças, idosos e doentes requerem mais atenção.
  • Para evitar o ressecamento, aplique soro fisiológico no nariz e olhos.
  • Use vaporizadores, principalmente nos quartos e evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado.
  •  Mantenha a casa limpa e arejada, procure não usar vassouras que levantam o pó. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos.
  • Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h.
  • Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Com informações do site Drauzio Varella

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress