Barragem de rejeitos de areia se rompe e lança resíduos no Rio Paraíba

barragem paraíba
Fotos: reprodução / Tv Vanguarda

Uma barragem de uma lagoa de mineração se rompeu na manhã de ontem em Jacareí, que fica na Região Metropolitana de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Desde o seu rompimento, resíduos de extração de areia estão sendo lançados no Rio Paraíba do Sul.

Em nota oficial divulgada em seu site, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), informou que o acidente aconteceu numa cava de areia da mineradora Rolando Comércio de Areia Ltda. A empresa encontrava-se com suas atividades de extração e beneficiamento de areia em operação, numa cava próxima ao Rio Paraíba do Sul, no bairro Meia Lua. Ela lançava as águas residuárias, provenientes do beneficiamento, na lagoa da mineração Meia Lua 1, que por sua vez encontrava-se com suas atividades paralisadas.

Com o lançamento, houve não só alteração da qualidade da água da lagoa, com aumento de turbidez, como também elevação do seu nível, o que acabou por provocar o rompimento do talude, instalado entre a lagoa e o rio.

Ainda de acordo com a companhia, ambas as mineradoras possuem licença ambiental de operação da CETESB. A Meia Lua 1 está em processo de renovação da licença e, por isso, está com suas atividades paralisadas. As empresas não possuem autorização da CETESB para o lançamento das águas residuárias da Rolando Comércio de Areia Ltda. para a lagoa da Meia Lua 1, o que deve acarretar ações de penalização cabíveis por parte da CETESB, a ser definida a partir da próxima quarta-feira (10.02).

A Agência Ambiental de São José dos Campos da CETESB foi acionada e enviou técnicos para o local. Até o momento, não foi possível estimar a quantidade de resíduo vazada. O lançamento provocou a alteração da qualidade das águas do Paraíba do Sul, constatada visualmente, além da alteração dos parâmetros de turbidez. Também não se constatou mortandade de peixes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress