Bike Girls: Mulheres unidas pelo esporte em São Fidélis

Eliane : Fundadora do grupo
Eliane de Andrade: Fundadora do grupo

Um grupo de mulheres que se uniram na paixão pelo ciclismo está mobilizando São Fidélis, com uma nova maneira de praticar este esporte, incentivando outras do gênero para continuar ou começar essa rotina de exercícios, que acabam sendo também um meio de entretenimento e socialização.

A ideia de criar um grupo para as amantes deste esporte surgiu e foi intitulado como “Bike Girls”, em que as ciclistas começaram a pedalar juntas, traçando destinos para serem concluídos e tendo como objetivo cuidar da saúde física e mental de cada mulher.

O grupo hoje é composto por 42 mulheres, um total formado em apenas um ano desde que o movimento começou. Para explicar mais detalhes sobre a Bike Girls, a responsável pelo pedal feminino Eliane de Andrade do Nascimento, de 42 anos, em entrevista com a nossa reportagem contou que a idéia começou quando montou um álbum em sua conta pessoal do Facebook chamado “Amo Bike”, percebendo assim o interesse de muitas mulheres pelo esporte. bike-girl2

“Comecei a compartilhar links, principalmente dos lugares distantes em que tinha ido, até fiz algumas postagens da minha forma física antes e depois, e também publicava os benefícios de uma pedalada em minha página. Varias pessoas começaram a comentar e percebi que muitas mulheres pedalavam sozinhas, até que começamos a nos unir, marcamos pedais e acabou surgindo o grupo, com o objetivo de incentivar a mulher a cuidar da mente e do corpo, e acima de tudo criar vínculos de amizades.” Disse a fundadora.

Ainda relatou que sua paixão pelo esporte despertou quando começou a acompanhar publicações da Associação de Ciclismo da sua cidade (SF-Ciclismo), assistir vídeos de trilhas e pesquisar sobre os benefícios do esporte.

“Para muitas ciclistas a paixão começou com o intuito de melhorar a qualidade de vida, perdendo peso, adquirindo condicionamento físico e diminuindo o stress apreciando a natureza com muita adrenalina e diversão”, afirmou Eliane.

As ciclistas escolhem a trilha para realizar os circuitos de acordo com o clima e o tempo disponível para elas, sendo que os desafios que apresentam também influenciam para a decisão, buscando a superação de cada uma das atletas. “Durante os dias de semana treinamos em grupo subdivididos, e nos finais de semana e feriados em distancias mais longas em forma de passeio com muita diversão, às vezes também marcamos com grupos das cidades vizinhas.” Afirmou a ciclista.

O grupo começou há um ano, sendo que a maioria já praticava o esporte individualmente.  Elas levam o ciclismo como esporte e estilo de vida e a Eliane completou dizendo que independente da idade e modelo de bike, qualquer mulher pode fazer parte do grupo, desde que tenha o mesmo objetivo e esteja liberado pelo médico para a pratica desta atividade física.

“A pratica de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros à saúde e no ciclismo adotamos um estilo de vida mais saudável.” Comentou e contou também que neste grupo tem mulheres com diferentes profissões, como professor, pedagoga, manicure, recreadora e repórteres, como ela que é vendedora de móveis.

Ela terminou a entrevista dizendo que os planos para o futuro do grupo é de confeccionar uniformes, algo que já está sendo efetuado e criar eventos para incentivar e difundir a prática do ciclismo em São Fidélis.

bike-girls4  

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress