Biometria: seções eleitorais podem ser fechadas na zona rural de São Fidélis

Mais de oito mil eleitores ainda precisam fazer o cadastramento biométrico na cidade. Faltam 41 dias para o fim do prazo

Seções eleitorais de duas localidades da zona rural de São Fidélis correm o risco de serem fechadas. Isso porque nem todos os eleitores que votam nas seções de Barra do Macaco e Itacolomi fizeram a revisão biométrica, que é obrigatória na “Cidade Poema”. Caso ocorra o fechamento dessas seções, os eleitores terão que voltar na cidade, e com isso, vai aumentar o número de eleitores em outras seções. Faltam apenas 41 dias úteis para que toda a população de São Fidélis faça o cadastramento. Ao todo, 8.342 eleitores ainda precisam procurar o cartório eleitoral do município. O prazo termina no dia 1º de dezembro. Quem deixar para os últimos dias vai enfrentar fila. Idosos acima de 70 anos, cujo voto é facultativo, também precisam fazer o recadastramento biométrico obrigatório. O mesmo vale para eleitores menores de 18 anos que já possuem título. (continua após a publicidade)

O Cartório da cidade agora está funcionando das 10h às 19h. Veículos estão sendo disponibilizados para eleitores da zona rural que não possuem condução. Basta procurar a Câmara de Vereadores ou o Cartório de Eleitoral para fazer o agendamento do veículo. Sem o título de eleitor o cidadão fica impedido de receber benefícios sociais (ex. Bolsa família); votar nas próximas eleições; receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; obter empréstimos; tirar passaporte; e fazer matrícula em instituições de ensino superior. Para fazer o cadastramento o eleitor precisa agendar no site do TRE (AQUI). Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran-RJ para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral. Uma ferramenta de consulta está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em caso positivo, ele deve agendar o atendimento pelo próprio site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria. (continua após a publicidade)

Com o objetivo de agilizar os atendimentos e evitar que eleitores não concluam a biometria, especialmente os da zona rural e distritos, o Juiz Titular da 35ª Zona Eleitoral, Márcio Roberto da Costa, suspendeu a cobrança de multas por ausência às urnas em eleições passadas até o dia 1º de dezembro. Em sua decisão o juiz considerou o grande número de eleitores que precisará fazer o cadastramento comparado a apenas seis atendentes do Cartório Eleitoral; o fato de que a única agência do Banco do Brasil no município fecha às 15h; o número de distritos e dificuldade de acesso de algumas localidades, além dos horários reduzidos de ônibus. A medida será suspensa assim que terminar o prazo do cadastramento biométrico.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress