Black Friday agita comércio desde as primeiras horas do dia em São Fidélis

Fotos: Edson Ferreira
Fotos: Edson Ferreira

São Fidélis como a maioria das cidades do Brasil acordou com um movimento diferente. Hoje é a Sexta-feira Negra, Ou Black Friday.

Criada para movimentar o comércio e possibilitar a antecipação das compras de Natal com grandes descontos, a Black Friday se espalhou pelo mundo e conquistou os consumidores. Em São Fidélis, a data é lembrada pelos lojistas e empresários pelo segundo ano consecutivo.

Entretanto, o consumidor deve ficar atento para aproveitar ao máximo suas compras e não ter dor de cabeça posteriormente. O SFn separou algumas dicas para você leitor não ficar de bobeira.

Dicas para aproveitar a Black Friday

– A primeira dica é: Antes de fazer a compra, o consumidor deve pesquisar preços do produto em diferentes.

– Compras realizadas no período da Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso significa que todas as ofertas anunciadas por sites e lojas físicas precisam ser cumpridas. Caso contrário, o consumidor deve reclamar no Procon e na Justiça. Confira as promoções  no site oficial do evento AQUI.

– Para as lojas físicas, a troca de produto sem defeito só será feita se a loja permitir. Em caso de defeito, algumas empresas dão um prazo de 24h ou 48h de cortesia, mas há o serviço de assistência técnica que pode resolver qualquer problema. Em último caso, o consumidor precisa entrar em contato com o fabricante. Por isso é importante conferir e testar produtos nas lojas físicas antes de finalizar a compra.

E por fim é preciso destacar  que toda informação transmitida ao consumidor, por meio de publicidade, embalagens ou mesmo declarações dos vendedores, torna-se uma cláusula contratual a ser cumprida pelos lojistas e fabricantes.

Dicas para compras online

– gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas, no caso das lojas online;

– verificar a segurança do site, se o endereço eletrônico apresenta o protocolo HTTPS, verificado na barra do navegador e pelo uso de certificados;

– optar por sites com boa reputação;

– conferir se no navegador de acesso à internet é exibido um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site;

– antes de clicar em um link, passar o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo;

– manter computador ou dispositivo móvel protegido, com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wifi seguras;

– checar as condições de entrega e o valor do frete. Muitas vezes o preço exibido não inclui o custo de envio;

– Exigir nota fiscal e guardar os comprovantes tanto nas lojas online, quanto físicas.

centro-da-cidade-comercio-movimentacao

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress