sexta-feira , 18 outubro 2019

Blitz do Detran-RJ: 1.480 veículos foram removidos e 7.496 multas aplicadas em 5 meses Agentes fiscalizam pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Desde o dia 7 de julho os veículos deixaram de ser rebocados e passaram a ser apenas multados

Agentes fiscalizam pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Desde o dia 7 de julho os veículos deixaram de ser rebocados e passaram a ser apenas multados

A Operação Detran Seguro completou cinco meses no último dia 8 de setembro. Ao longo desse período, foram realizadas 626 blitzen, com 17.128 abordagens, 7.496 multas aplicadas e 1.480 remoções de veículos. As operações, que buscam aumentar a segurança no trânsito, são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. Além da verificação da documentação do veículo e do motorista, os agentes de fiscalização do Detran.RJ seguem um protocolo previamente definido e avaliam os seguintes itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual para veículos de passeio, extinta definitivamente pela Lei 8269/18 e que era feita nos postos.

Desde o dia 7 de julho, data em que entrou em vigor a Lei 8.427, os veículos deixaram de ser rebocados e passaram a ser apenas multados. Os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a apresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.

O presidente do Detran, Marcelo Bertolucci, ratifica a importância da operação. “Veículos em mau estado de conservação, como pneus carecas e para-brisas rachados, podem oferecer riscos à população. Os agentes buscam conscientizar os motoristas durante a operação, com alertas sobre os itens de segurança que devem ser observados”, completa. A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente.

Mais do SFn