quinta-feira , 22 agosto 2019

Boato: Rio de Janeiro não será atingido por ciclone neste domingo Alerta circula pelas redes sociais. Centro de Operações desmentiu a informação

Alerta circula pelas redes sociais. Centro de Operações desmentiu a informação

falso-tornado-no-rio
Fotos divulgadas nas redes sociais de falto tornado no Rio

Desde ontem circula pelas redes sociais um alerta de que um suposto ciclone atingiria a cidade do Rio de Janeiro no próximo domingo, dia 11 de dezembro. O alerta divulgado principalmente em grupos de WhatsApp está acompanhado de áudios e fotos. Em alguns grupos, as pessoas que estão compartilhando essa informação pedem para que todos evitem áreas litorâneas.

Na manhã desta quinta-feira (08/12) o Centro de Operações do Rio desmentiu o alerta. Segundo o Centro, no fim de semana passado (03 e 04/12) foi observado um sistema de baixa pressão (ciclone) na costa do Brasil. Este fenômeno, que é comum, ocasionou ventos fortes principalmente na Região Sul, e pancadas de chuva em pontos da Região Sudeste, inclusive na cidade do Rio de Janeiro.

PREVISÃO DO TEMPO RIO – 08 a 11/12
No quinta-feira (08/12), o calor e a alta umidade, associados à instabilidade em níveis superiores da atmosfera, podem provocar pancadas de chuva isoladas no fim do dia.

Na sexta-feira (09/12), áreas de instabilidades, associadas ao deslocamento de um sistema frontal pelo oceano, mantêm o tempo tempo instável com previsão de pancadas de chuva durante a tarde e de noite, acompanhadas de raios.
No sábado (10/12), o tempo permanece instável e há previsão de pancadas chuva a partir da tarde.

No domingo (11/12), uma frente fria se aproxima e com isso há previsão de novas pancadas de chuva a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento moderado e raios. Destaca-se que essa situação meteorológica é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão.
CONCLUSÃO: NÃO procede a ideia de uma intensa tempestade para os próximos dias.


Mais do SFn