Boletos vencidos, de qualquer valor, já podem ser pagos em qualquer banco A mudança, que vem sendo feita gradualmente desde agosto, agora inclui faturas de cartão de crédito e de doações

A mudança, que vem sendo feita gradualmente desde agosto, agora inclui faturas de cartão de crédito e de doações

Foto: Reprodução

A partir de hoje, os boletos de qualquer valor, mesmo vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente bancário, graças a conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos. A mudança vem sendo feita gradualmente desde agosto.

De acordo com a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

Na última fase do processo, passa a ser obrigatório o cadastramento de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações no novo sistema. Os clientes que tiverem boletos sem registro na plataforma e que forem rejeitados deverão procurar o emissor do boleto para quitar o débito ou solicitar seu cadastramento no sistema. A nova plataforma também permite a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento das cobranças.


Mais do SFn