Bombeiros atenderam 310.090 ocorrências em 2018: 58 mil vítimas de trânsito foram assistidas

Anuário 2018 da corporação foi lançado nesta quarta, durante uma cerimônia de entrega de viaturas e equipamentos

Foi lançada nesta quinta-feira (31/08), durante uma solenidade de entrega de equipamentos e novas viaturas, a 3ª edição do Anuário do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. A publicação é um balanço dos serviços prestados em 2018, com o registro de socorros realizados, números relacionados ao efetivo e aos materiais empregados no dia a dia da instituição, além de dados da área técnica, do sistema de ensino e instrução e de atividades culturais.

Segundo dados do anuário, em 2018, foram registrados 310.090 atendimentos no Estado, uma média de 861 por dia. Entre os atendimentos realizados estão Pré-hospitalar; Acidente de Transporte Terrestre; Incêndios; Salvamentos; Salvamento Marítimo; Recolhimento de Cadáver, entre outros.

As viaturas operacionais percorreram 4.337.700 km, o equivalente a 11 viagens à lua ou 1.039 vezes o trajeto do Oiapoque ao Chuí.  As aeronaves da corporação somaram 826 horas no ar em atividades de resgate. Ao todo, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) prestou socorro a 538 pessoas. Oitenta e três voos foram realizados para transporte de órgãos e tecidos no Estado para fins de transplante. Já o serviço de salvamento marítimo atendeu mais de 25 mil vítimas no território fluminense. Janeiro foi o mês que registrou maior demanda, cerca de 250 eventos por dia.

Cerca de 58 mil vítimas de trânsito foram assistidas pelos militares em 2018. Deste número, 24 mil estavam pilotando motocicletas, sendo que 34% não usavam capacete e 13% tinham indícios de consumo de bebida alcoólica, de acordo com o anuário.

Novas viaturas e equipamentos

Foto: Divulgação

Entre os itens entregues à corporação nesta quinta (31/08) estão 72 viaturas, 70 macas-prancha, 10 motobombas, 1.100 capacetes de combate a incêndio, dois botes infláveis e 360 equipamentos de proteção respiratória. As aquisições, que somam mais de R$ 22 milhões, são frutos de investimentos dos recursos da taxa de incêndio e do Gabinete de Intervenção Federal (GIF).

“É importante termos áreas do estado equipadas, não necessariamente somente com homens, mas com equipamentos também. Estamos mobiliando nossas unidades para dar mais agilidade ao Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios, principalmente nas áreas mais secas, como no caso do Noroeste Fluminense. É importante também ressaltar que esses materiais foram adquiridos com a taxa de incêndio, um recurso extra que entra nos cofres do Corpo de Bombeiros. É um fundo auditado pelo Tribunal de Contas e, no nosso governo, tem sido muito bem empregado” – destacou o governador Wilson Witzel.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress