Bombeiros começam treinamento em São Fidélis para “Provas de Intergrupamentos” realizadas no Rio

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla

O Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros, começou a treinar uma das modalidades em que irá competir, nas Provas Profissionais de Inter grupamentos que acontecem todos os anos no quartel do Comando Geral, na cidade do Rio de Janeiro. O treino está sendo realizado em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, começando às 8h30 da manhã e sem horário de termino.

Segundo o Coronel do Corpo de Bombeiros, Rodolfo Corrêa de Souza, serão realizadas 10 provas ao todo na competição, onde a que estão simulando é SAM_0657chamada APH – Atendimento pré hospitalar.

Essa modalidade será a única que treinarão em São Fidélis, as demais provas serão praticadas em Campos dos Goytacazes, tendo outros militares participando.

Irão representar o grupamento nesta modalidade: O Subtenente Marcelo, Subtenente Charles, Subtenente Marcilene, Cabo Menezes e Sargento Rezende.

Ainda segundo o coronel, a guarnição escolhida para participar é Provas Profissionais de Intergrupamentosindicadas a partir do melhor preparo observado,  sendo o vigor físico a característica mais importante para a escolha, algo que conta muito nas prova. “A guarnição repete todo o percurso várias vezes, sempre buscando bater um melhor tempo que o anterior. O treinamento de hoje se prolongará até que estejamos satisfeitos com os resultados”, comentou.

As técnicas realizadas no treinamento de APH são divididas em três etapas de sequencia de atendimentos. A primeira etapa consiste em imobilizar a vítima com uma técnica de enrolamento de 90º graus, Provas Profissionais de Intergrupamentosem que a pessoa ferida é encontrada de barriga pra cima. A segunda etapa é chamada de enrolamento de 180º graus, quando a vítima está com a barriga para baixo e é colocada na prancha. Na terceira etapa,  a vítima recebe a aplicação do colete e imobilização dorsal, para ser retirada do veículo e colocada na viatura, para posteriormente usarem o aparelho ked.

Os dias da competição serão de 15 ao dia 25 de setembro, onde a cada dia uma prova é sorteada e ao final do evento as melhores guarnições serão premiadas. Além da preparação de hoje, os treinamentos irão acontecer na segunda-feira (25), terça-feira (26) e na quarta (27) a guarnição também irá para quartel central no Rio, onde irão treinar na pista real.

Provas Profissionais de Intergrupamentos

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress