Bombeiros de seis cidades atuam em operação para combater incêndio em São Fidélis

São 70 militares atuando no município com apoio de uma aeronave. Incêndio destrói parte da Área de Proteção Ambiental do Rio do Colégio, na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano
Fotos: SF Notícias

Bombeiros de São Fidélis, Campos, Cambuci, Cabo Frio, Araruama e do Rio de Janeiro atuam na operação de combate a um incêndio que atinge uma APA, Área de Proteção Ambiental. A APA Rio do Colégio fica na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano. Segundo informações do Comando de Bombeiros de Área (CBA IV), responsável por todo o Norte e Noroeste Fluminense, cerca de 70 militares atuaram nas atividades de combate aos focos nesta quinta-feira (12). Duas aeronaves foram usadas na parte da manhã. Uma delas permaneceu na parte da tarde.

Além de bombeiros dos destacamentos de São Fidélis, Cambuci e Guarus, também estão no local militares do 5º GBM de Campos, do 1º e 2º Grupamento de Salvamento Florestal e Meio Ambiente – GSFMA, do Rio de Janeiro, do 18º GBM de Cabo Frio e 27º GBM de Araruama, além de agentes da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Guardas-Parque do Inea. Dois militares passaram mal e precisaram ser encaminhados para o Hospital Armando Vidal nesta quinta (reveja AQUI). Nesta quinta os militares usaram uma espécie de piscina para que o helicóptero captasse água para combate. A piscina foi colocada próxima aos focos. Ela é abastecida por caminhões de água. (continua após o vídeo)

No combate, os bombeiros utilizam materiais e equipamentos operacionais, como bombas costais (bombas d’água que os bombeiros usam como uma mochila, nas costas, bombeando água por meio de uma pequena mangueira) e abafadores, além de outras ferramentas. Um posto de comando foi montado na Fazenda São Benedito para centralizar a operação. É de lá que partem todas as decisões tomadas e as tropas para o combate. Segundo Carlos Dário, gestor do Parque Estadual do Desengano, que acompanha a operação, toda área atingida pertence à Zona de Amortecimento do Parque. Os focos estão a oito quilômetros da área efetiva do Parque.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress