Bombeiros evacuam escola durante treinamento contra desastres em São Fidélis

bombeiros escola 9
Fotos: Vinnicius Cremonez

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro realizou um simulado de desocupação de escolas em 88 municípios do estado.

Em São Fidélis, a Escola Municipalizada Mestra Maria Firmina, no bairro bombeiros escola 8Vila dos Coroados, foi uma das 350 escolas envolvidas no simulado em todo o estado.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a necessidade de criar uma cultura de prevenção a desastres. Escolas de várias cidades com estado, também participaram do exercício. Em nossa região, escolas de Itaocara, bombeiros escola 7Pádua, Itaperuna, Campos, Porciúncula, Bom Jesus e São João da Barra, também participaram.

Essa é a primeira vez que unidades escolares fazem parte desse tipo de simulado. Em anos anteriores, a desocupação era feita em prédios comerciais ou residências. De acordo com o diretor da Escola de Defesa Civil do Estado (Esdec), tenente-coronel Paulo Renato, a parceria inédita com a comunidade escolar para este evento auxilia na propagação das informações de prevenção, além de cumprir a Lei 12.608/12, que prevê a inclusão dos princípios da proteção e defesa civil e educação ambiental nas unidades de educação.

Todo o dia 29 de novembro, o Corpo de Bombeiros realiza ações para comemorar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, mas como esse ano o dia 29 será no domingo, o simulado de desocupação foi antecipado para que pudesse ser realizado nas escolas. Ele foi criado após a tragédia na Região Serrana do estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress