Cachaças produzidas no Estado deverão constar nos cardápios de bares e restaurantes

Foto: SF Notícias

Os bares, restaurantes e hotéis podem ter que incluir cachaças produzidas no estado em seus cardápios. É o que obriga o projeto de lei 1.087/15, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou no último dia 27 em segunda discussão.

A proposta é dos deputados Jorge Picciani (PMDB), Paulo Ramos, Eliomar Coelho (ambos do PSol), Luiz Paulo (PSDB), Luiz Martins (PDT), Dr. Julianelli (Rede), André Ceciliano (PT), e do ex-deputado Dr. Sadinoel. O texto seguirá para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir. De acordo com o projeto, os estabelecimentos que oferecem carta de bebidas destiladas – como cachaça, vodka, tequila, gim e uísque – deverão ter pelo menos quatro marcas de cachaças fluminenses, informando ainda seu município de origem.

O deputado Eliomar Coelho (PSol) explica que a ideia é estimular o setor. “Parece que a gente esquece de valorizar as cachaças do estado, que são produtos de altíssima qualidade, hoje exportados para o mundo todo. Então esse projeto é uma forma de valorizá-las”, comentou. Complementando, o deputado Luiz Martins (PDT) disse que há no estado destilarias de mais de 200 anos, como as localizadas em Paraty, na Região da Costa Verde do estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress