‘Cachoeiras’ se formam durante forte chuva na Serra do Itacolomi, em São Fidélis

A chuva também elevou o nível de córregos que passam pela localidade

Choveu forte nos últimos dias na região de divisa entre os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, e na região do Parque Estadual do Desengano, onde nascem os rios Preto e do Colégio, que transbordaram nesta semana. Um vídeo publicado no Facebook (veja abaixo) mostra várias ‘cachoeiras’ que se formaram na Serra do Itacolomi durante uma forte chuva nesta quarta-feira (20/11). A chuva também elevou o nível de córregos que passam pela localidade. Cenas como essa eram comuns anos atrás quando a chuva era mais frequente em nossa região, mas nos últimos anos, o Norte e Noroeste Fluminense têm sido atingidos por uma forte estiagem. (continua após o vídeo) 

Rio do Colégio
O rio de mesmo nome transbordou na última quarta-feira (20). Casas que ficam às margens do leito, no trecho conhecido como “Pardal”, foram inundadas. O nível do rio recuou durante a madrugada de quinta e voltou para sua calha normal. Córregos que desaguam no Rio do Colégio também transbordaram. A estrada de acesso à Bela Joana foi interditada depois que parte dela, na região de Água Fria, desabou (reveja AQUI). (continua após o vídeo)

Rio Preto
O rio que corta a localidade de mesmo nome em Campos também transbordou na última quarta-feira (20). Ao SF Notícias, o coordenador da Defesa Civil de Campos, o Major Edson Pessanha, disse que alguns moradores tiveram prejuízos com perda de móveis e comerciantes com perda de mercadorias. A maior parte dos campos de pastagens foram inundados, mas de acordo com o Major, o nível do rio foi recuando durante toda noite e já voltou para sua calha normal. O Major acredita que o rio tenha subido cerca de seis metros acima do nível normal para a época. Para se ter uma ideia, a água encobriu a trave de um campo de futebol que fica a uns três metros acima do rio.  A força da água carregou parte da RJ-190, rodovia que liga Rio Preto a Itereré na RJ-158 (reveja AQUI). (continua após o vídeo)

Santa Maria Madalena
Outro município que teve danos provocados pelas fortes chuvas na região de divisa foi Madalena. Por lá, a chuva forte elevou os níveis de alguns córregos e rios, que transbordaram. Pontes foram danificadas e estradas obstruídas por deslizamentos. Triunfo, segundo distrito, e Vila do Sossego do Imbé, que é o sexto distrito e também fica no entorno do Parque do Desengano, foram os mais afetados. A localidade amanheceu, na última quarta-feira (20), debaixo d’água. Já em Triunfo, o nível do córrego que corta o distrito e provocou uma enxurrada na RJ-182 (veja o vídeo abaixo). A rodovia faz ligação entre o distrito e municípios da Região Serrana, Conceição de Macabu e a BR-101. De acordo com a Defesa Civil do município, em 48h, o volume precipitado acumulado foi de 272 milímetros de chuva em Triunfo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress