Calendário esportivo de 2020 do RJ tem início com a Corrida de São Sebastião Calendário terá competições para todos os gostos e em diversas cidades fluminenses

Calendário terá competições para todos os gostos e em diversas cidades fluminenses

Fotos: Divulgação/ SLuiz Gomes

O calendário esportivo de 2020 no Rio de Janeiro, divulgado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, tem competições para todos os gostos e em diversas cidades fluminenses. Os tradicionais campeonatos de tênis – Rio Open (em fevereiro), e de surfe – Oi Rio Pro (em junho), que atraem grande público e atletas de renome internacional, estão confirmados. Outro destaque são os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020, entre 4 e 13 de setembro, com expectativa de reunir entre 10 e 20 mil pessoas. A corrida de São Sebastião, que acontece no próximo dia 20 de janeiro, abre a temporada de eventos esportivos. A largada será no Aterro do Flamengo (próxima à Praça Cauatehmoque) e tem dois percursos – 05 e 10 km. As inscrições foram encerradas nesta segunda (12).

Em fevereiro, entre os dias 15 e 23, está de volta o Rio Open de tênis, o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil. O torneio integra o grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Já estão confirmados o austríaco Dominic Thiem, quarto colocado do ranking mundial, e o croata Borna Coric, grande nome da nova geração da ATP. A partir de março (22) quem agita o Rio de Janeiro é o “Rei e Rainha do Mar”, biathlon que alia corrida e natação. Em maio, é a vez do jiu-jitsu com o Campeonato Brasileiro, entre os dias 30 e 31/05. Junho e julho serão meses movimentados – a Maratona e a Meia Maratona do Rio prometem reunir corredores profissionais e amadores em três modalidades de percurso: Maratona (42km), Meia Maratona (21km) e o “Desafio Cidade Maravilhosa”, com um trajeto de 63 km e que pode ser completada em dias seguidos.

Em junho, entre os dias 18 e 27, todas as atenções estarão voltadas para Saquarema, chamada de ‘Maracanã do Surfe’.  A cidade recebe, pelo quarto ano consecutivo a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe. É na praia de Itaúna onde os maiores atletas da modalidade disputam ondas e a maiores notas. O ano encerra com mais uma prova de corrida de rua: o Circuito Rio Antigo, conhecido pelos trajetos pelas ruas do Centro da capital, fecha a temporada esportiva com a etapa Porto Maravilha, no dia 13 de dezembro. Outras competições devem ser anunciadas ao longo do ano.

Mais do SFn