quarta-feira , 20 novembro 2019

Calor intenso antecipa virada no tempo; Inmet emite alerta de chuva para a região O calor e a aproximação de uma frente fria aumentam as condições para chuva forte nesta terça e quarta

O calor e a aproximação de uma frente fria aumentam as condições para chuva forte nesta terça e quarta

Esta terça-feira (05/11) promete ser o dia mais quente da primavera, isto porquê uma frente fria se aproxima da região. Em São Fidélis, por exemplo, têrmometros marcaram 40°C por volta das 13h30. Segundo a Climatempo, o vento quente, pré-frontal, se intensifica e as rajadas devem chegar aos 70 km/h ao longo do dia em algumas áreas. O forte calor e a aproximação dessa frente fria aumentam as condições para pancadas de chuva no fim do dia, com risco de chuva forte, acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. Por conta do risco de chuvas intensas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para acumulado de chuva em todo o estado do Rio. De acordo com o órgão, a partir das 17h desta terça e até às 23h59min desta quarta-feira (06) pode chover de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, é baixo, mas não é descartado.

Em nossa região o alerta vale para Aperibé, Cambuci, Italva, Itaperuna, Itaocara, Pádua, Miracema, Campos, Cardoso Moreira, Macaé, São Fidélis, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Friburgo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Natividade, Trajano de Moraes, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Ainda segundo a Climatempo, o tempo muda completamente nesta quarta, por causa da passagem da frente fria. Áreas de instabilidade se formam e a chuva se espalha por todas as regiões fluminenses. Há risco de chuva forte. O vento passa a soprar do mar trazendo um ar mais frio e úmido para o estado. Com isso o tempo fica nublado e chove várias vezes no decorrer do dia. O ar refresca ao longo do dia e a temperatura vai baixando. A menor temperatura da quarta-feira deve ocorrer à noite, depois das 18 horas.

Mais do SFn