quinta-feira , 14 novembro 2019

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta (25) Desde o dia 7 estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de 5 anos

Desde o dia 7 estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de 5 anos

Termina nesta sexta-feira (25/10) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Desde o dia 7 estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de 5 anos. Já a segunda etapa ocorrerá entre 18 e 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro. A vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. No último domingo (20/10), um dia após o Dia D de mobilização desta primeira etapa, o Ministério da Saúde divulgou que 88% das crianças entre 1 e 2 anos receberam pelo menos uma dose da vacina contra a doença. As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmadas 13 mortes pela doença no Brasil, sendo sete (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos. Ainda segundo o último boletim epidemiológico, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior.

Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios. Desde agosto, a vacina – dose zero fora da rotina – já era indicada a todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano, devido ao aumento de casos da doença em alguns estados. A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Mais do SFn