Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo: vacina disponível em São Fidélis

Na primeira fase da campanha, que vai de 7 a 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
Foto: Divulgação/ Vigilância

Teve início nesta segunda-feira (07/10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde do Brasil. Na primeira fase da campanha, que vai de 7 a 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já a segunda fase, prevista para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionada para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde realizou a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença.

Em São Fidélis, a princípio a vacinação está sendo realizada na Clínica da Família e no Centro de Educação e Prevenção em Diabetes. Outros locais na área urbana serão decididos ainda nesta semana. Já na zona rural, todos os postos estão ofertando a vacina até às 12h. Também será decidido se o Dia D ocorrerá nos postos ou em praça pública. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde vai disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas ‘poliomielite’, ‘tríplice viral’ e ‘pentavalente’ e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress