Cana forrageira aumentará a produção de leite em São Fidélis, RJ

Projeto da Pesagro-Rio financiado pela Faperj incentiva produtores.
O município produz 15 milhões de litros por ano, em 845 propriedades.

Produtores de leite de São Fidélis, na região Norte Fluminense, podem comemorar. O município será beneficiado com a maior disponibilidade de mudas de cana forrageira da variedade RB 867515, resultado de projeto da Pesagro-Rio, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Segundo dados da Emater-Rio, São Fidélis é o segundo maior produtor de leite da região, chegando a produzir cerca de 15 milhões de litros por ano, em 845 propriedades.

O sistema de manejo animal utilizado pelos produtores inclui a utilização da cana-de-açúcar no regime alimentar. Mesmo o município sendo tradicional produtor de cana-de-açúcar, a maioria dos pecuaristas, principalmente os agricultores familiares, desconhece que certas variedades utilizadas nas indústrias sucroalcooleiras não são recomendadas para a alimentação de bovinos de leite.

Com vistas à multiplicação de mudas de variedades mais apropriadas de cana forrageira para agricultores familiares da microbacia Boa Esperança, foi instalada uma unidade de produção, em 2012, no Sítio Pimentel, do agricultor familiar Assis Pontes de Souza, que foi escolhido por unanimidade em reunião com aproximadamente 50 produtores locais.
Foi implantado aproximadamente um hectare, com previsão de colheita entre outubro e novembro de 2013. A expectativa de produção gira em torno de 80 toneladas de mudas por hectare. Desse total, 40 toneladas serão fornecidas gratuitamente para outros produtores que aderirem ao projeto. Com isso, o município poderá ganhar mais cinco viveiros de uma cana de melhor qualidade que, além de contribuir para a melhoria alimentar dos animais, aumentará a produção de leite do município.

(Foto: Reprodução/Pesagro-Rio)
Do G1 Norte Fluminense

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress