Canil de Pádua volta a ser criticado por protetores de animais

CANIL PÁDUA 8
Fotos: Vinnicius Cremonez

O canil de Sano Antônio de Pádua voltou a ser criticado pela falta de estrutura e pelas condições de cuidado com os animais. Em março desse ano a nossa equipe esteve no canil após denúncias de que animais estavam sendo mortos de forma brutal no local.

CANIL PÁDUA 10O canil funciona em um terreno junto com uma usina de reciclagem, no mesmo morro onde funciona o lixão do município. O espaço onde funciona o canil pertencia a usina de reciclagem, mas foi adaptado. Na época em que estivemos no local, haviam cerca de 50 cachorros, e todos são criados pelo funcionário da usina, que CANIL PÁDUA 3também recebe para cuidar dos animais. Segundo o funcionário que não quis se identificar, a prefeitura fornece ração, vacinas e todos os materiais necessários, e um veterinário da vigilância sanitária faz o acompanhamento dos animais.

No dia que visitamos o espaço, o canil havia passado por uma limpeza, mas o local ainda não era o ideal para receber os animais.  Em entrevista a nossa produção naquele mês, o secretário de saúde de Pádua,  Enéias Chaves de Oliveira,  disse que os animais que aparecem mortos nas fotos divulgadas, haviam sido fatos plantados, pois tinham aspectos de animais que foram atropelados nas estradas, comidos por urubus e assim eram jogados nas baias dos animais. Enéias disse ainda que o local estava sendo reformado, e que a prefeitura estava adequando a estrutura ao que a lei determina, e que estavam sendo confeccionados portões e grades para segurança dos animais contra terceiros. O secretário contou ainda que os animais foram cadastrados com coleiras e numeração de identificação.

Recentemente, o protetor independente de animais, Marco Ferreira, esteve novamente no canil de Pádua, e viu que os problemas não foram resolvidos. A visita foi realizada no último dia 30 de agosto desse ano.

CANIL PÁDUA 5Marco entrou com uma ação no Ministério Público para que seja cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde é pedido obras de melhorias no canil, como área de isolamento, área de banho de sol e castração. Marco também esteve pela segunda vez na 136ª Delegacia Legal do município, para fazer um novo CANIL PÁDUA 4registro de ocorrência contra as péssimas condições do canil.

Em vídeos divulgados pelo protetor é possível ver todos os animais soltos em uma única área, onde deveria ser o local de banho de sol. Não foi feita uma separação para doentes e área de castração. Também é possível ver fezes espalhadas pelo canil. Alguns dos animais, inclusive filhotes, estavam em meio ao lixão. Em um trecho do vídeo é possível ver um cachorro doente em meio a sujeira e grande quantidade de moscas.

Obs: As fotos foram feitas por nossa equipe em março. Já o vídeo foi feito em agosto pelo Marco Ferreira.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress