Cansados de esperar pela Prefeitura, moradores se unem para limpar valão em São João do Paraíso

Além da sujeira e da grande quantidade de mosquitos, os moradores também estão preocupados com a chegada do período chuvoso, já que em novembro do ano passado o valão transbordou e provocou destruição

Lixo, lixo e mais lixo. Esse foi o resultado de uma limpeza feita em apenas um trecho de um valão completamente imundo. Cansados de esperar por alguma atitude do poder público, moradores do distrito de São João do Paraíso, em Cambuci, decidiram se unir para limpar o valão que corta a localidade. Eles retiraram vários pneus e diversos outros materiais como vaso, pia, garrafas pet, travesseiro e até uma escada; “Coisa de não se acreditar”, disse um morador que participou da limpeza. Segundo João Celso, o que antes era um córrego onde se podia tomar banho e até pescar, hoje é praticamente um córrego morto. Além do lixo, os moradores também encontraram vários peixes mortos.

Segundo João, faz tempo que os moradores estão reclamando da situação em que se encontra o valão e da quantidade de mosquitos. Como a Prefeitura de Cambuci não fez nada, segundo eles, os moradores decidiram se unir para limpar.  “O descaso público é total. Muitos focos de mosquito. Casos de Dengue, de Chikungunya. Limpamos uma parte bem considerável do valão e vamos fazer outros mutirões para terminar de limpar”, disse João. De acordo com outros moradores, em alguns pontos o valão está assoreado e a água acaba ficando parada. Nas margens há bastante mato alto.

O Valão Grande nasce no distrito de Monte Verde, corta São João do Paraíso e deságua no Rio Muriaé, entre Italva e Itaperuna. Outra preocupação dos moradores é com a chegada do período de chuvas fortes. Em novembro do ano passado o valão transbordou durante uma forte chuva, provocando uma enxurrada e destruição no distrito de São João do Paraíso (reveja AQUI). A força da água derrubou muros e levou muitos móveis, eletrodomésticos e outros pertences da população. Nossa redação não conseguiu contato com a Prefeitura de Cambuci.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress