Cantagalo comemora 201 anos de emancipação político-administrativa

wsdertyutyi
Fotos: Divulgação

Os 201 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo, que serão completados na próxima segunda-feira, 9 de março, ganharam uma programação cultural no final de semana como forma de marcar a data.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio das secretarias de Assistência Social, de Turismo, de Defesa Civil e Trânsito e de Obras e Serviços Públicos, além do comércio local, o fim de semana cultural começa no próximo sábado (7) e se prolongará até segunda-feira, 9, quando será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, de acordo com decreto já assinado pelo prefeito Saulo Gouvea (PT).

No sábado, tudo começa com os artesãos do município, que vão realizar, a partir das 9 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, a Feira de Artesanato de Cantagalo, que se estenderá por todo o dia. Ainda nesse período, com início às 10 horas, também haverá contação de estórias para as crianças.

À noite, a partir das 19 horas, serão realizados os XI Jogos Florais (concurso cultural de trovas), com participação de trovadores de todo o país, com premiação em troféus e medalhas. O primeiro dia de atividades será encerrado com show musical por conta do cantor Luan Severo, no mesmo local, marcado para as 22 horas.

A programação seguirá no domingo, 8, quando, às 19 horas, num palco montado na Praça da Matriz, se apresentará a centenária Sociedade Musical 15 de Novembro, que completou 100 anos de fundação em novembro do ano passado. Para encerrar a noite, por volta das 20 horas, a grande atração será o concerto da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o que incluirá uma homenagem especial às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

aesrgdthygiAs atividades culturais serão encerradas na segunda-feira (9), dia do aniversário, quando, às 10 horas, na Praça da Matriz, será recepcionada a Banda de Tambores do Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão). Após apresentação no local, a banda seguirá, em cortejo, até a Praça Miguel de Carvalho, onde fica o prédio da Prefeitura, para participação na solenidade de homenagem ao município, em frente ao Marco do Bicentenário, implantado durante as comemorações do ano passado.

No período das festividades, também será realizada a exposição fotográfica ‘Cantagalo: retratos da história’, da Associação de Moradores do Bairro São José (AMBSJ), na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Dr. Júlio Santos, 54 – Centro – ao lado da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento). As fotos expostas são trabalhos fotográficos realizados por alunos do curso de fotografia, realizado numa parceria entre a AMBSJ e o Instituto Holcim.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress