Cantagalo irá promover encontro de Folias de Reis

sadfghjk
Fotos: Divulgação

Para fortalecer o folclore regional e dar oportunidade de integração entre a população e as manifestações mais populares do país e da região, a Secretaria de Cultura de Cantagalo irá realizar no próximo dia  7 de dezembro, na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, no Centro da cidade, o tradicional Encontro de Folias de Reis, uma festa organizada através de uma parceria com a Associação de Folias de Reis de Cantagalo.

A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura é reunir, pelo menos, 20 folias, sendo dez delas de Cantagalo, além de algumas convidadas de municípios vizinhos, como Cordeiro, Macuco, Bom Jardim, Duas Barras, São Sebastião do Alto, entre outros.

O evento, que terá início às 9 horas, tomará conta de todo o dia e só deverá terminar à noite, como acontece todo ano. A abertura também contará com participação do padre Jeferson Fernandes Nóbrega, da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, logo após a realização da missa dominical. Na cerimônia, o padre abençoa as folias, os fiéis, o público presente e faz um pequeno sermão em frente ao presépio montado pela Prefeitura, onde também se apresentam as folias.

“A Prefeitura está apenas sendo parceira da própria comunidade na luta pela preservação das tradições”, disse o prefeito Saulo Gouvea.

szdfghjklA Prefeitura também efetua, todos os anos, a entrega de alguns certificados pela participação de cada uma das agremiações. Cada uma das folias também receberá uma subvenção social. De acordo com a Secretaria de Cultura, serão reservados cerca de 20 minutos para a apresentação de cada uma das folias, sendo 15 minutos para os cantos em frente ao presépio e mais cinco minutos para as brincadeiras de cada palhaço, até um máximo de três.

A participação popular costuma ser outro ponto positivo do evento, que consegue mobilizar a comunidade para um domingo diferente e divertido. Durante todo o dia, o público se reveza, se alternando no decorrer das apresentações. O interessante é que as folias conseguem atrair famílias inteiras para a praça, além de vários visitantes, pessoas que vêm de outras cidades para participar do evento. Nas apresentações, as folias mostram um pouco da devoção aos Santos Reis e, pelo menos a maioria, anuncia para janeiro suas festas de encerramento das apresentações.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress