CEDAE inicia reformulação do sistema de captação de água no Rio Paraíba, em São Fidélis

2
Fotos: Matheus Almeida.

A CEDAE de São Fidélis está providenciando ajustes no sistema de captação de água no Rio Paraíba do Sul. A seca na região é um fator que vem preocupando bastante a Agência Nacional de Águas, que está solicitando novos reajustes, para preservar a qualidade da água repassada para a população. Em São Fidélis, durante o período da seca, não houve falha no reabastecimento, mas o novo sistema servirá como uma segurança maior em caso de uma possível emergência. Em uma entrevista ao SF Notícias, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leandro Peixoto, contou detalhes da relação da obra cedae 2Prefeitura com a CEDAE no processo de reformulação.

– A empresa concessionária do fornecimento de água do município é a CEDAE. Quem é o responsável pelo fornecimento da água? A prefeitura. Mas quem cuida disso, por contrato, é a CEDAE, que tem a obrigação de garantir o abastecimento da água com qualidade. Mas a gente vê que tem casos que precisa ter cuidado. O Conselho de Meio Ambiente nos orienta a fazer certas coisas. A ANA propõe uma captação de água no meio do Paraíba, com estruturas removíveis. Embora ela promova também uma dragagem, ela promve que seja feita uma captação lá. Todas as cidades, erradamente, acabam fazendo a drenagem de esgoto para dentro do Paraíba. Isto está sendo revisado e vai começar a ser cobrado a partir de 2015. O Governo Federal vai estar fazendo uma fiscalização. Aí promovemos o cano para fazer a captação mais lá dentro. – disse Leandro.

secretario-meio-ambienteInicialmente, está sendo feita uma extensão da estrutura, onde as tubulações serão colocadas em locais mais profundos. O objetivo é melhorar a captação e a qualidade da água que abastece a cidade. Na estrutura de tubulação será instalada uma balsa com uma bomba. O equipamento é móvel e permite puxar água em maior profundidade, o que foi recomendado pela ANA. A compra da balsa já está sendo licitada e será fornecida pela própria ANA, por meio da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), e a previsão é que ela comece a operar ainda este ano.

 

obra cedae 1–  A CEDAE vai fazer o que ela quer, que é um aprofundamento, proposto e aprovado. Eles vão alongar a estrutura e aprofundar. Eu entendo que a CEDAE tenha o interesse dela. É viável, legal. Mas a Prefeitura optou que promovessem junto a captação mais dentro do rio. A CEDAE vai ter a opção de utilizar o equipamento dela naquele local ali, onde ela pega a água como estiver, trata e fornece com qualidade para a população, ou vai apanhar lá dentro do rio, para tratar e fornecer com a mesma qualidade que ela tem a obrigação. As obras vão ser realizadas pela CEDAE, aprofundando, e fornecimento de equipamento pela Agevap, no sistema flutuante. Se tiver um risco de comprometimento hídrico, o equipamento vai onde a água estiver. É uma estrutura removível, que foi o que eu pedi. – finalizou o secretário.

No início do ano, a Agência Nacional de Águas viabilizou R$ 13,5 milhões para obras emergenciais nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, onde boa parte das cidades foi afetada pela estiagem, que acometeu a bacia hidrográfica do Paraíba. Ao todo, 13 municípios foram beneficiados. São Fidélis está entre as cidades que serão contempladas com a ação. O valor da obra está orçado em cerca de R$ 65 mil.

obra cedae 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress