terça-feira , 18 fevereiro 2020

Cheia do Rio Pomba deixa desalojados em Aperibé e Cambuci Em Cambuci, o Rio Paraíba transbordou no distrito de Três Irmãos e o Rio Pomba no distrito de Funil

Em Cambuci, o Rio Paraíba transbordou no distrito de Três Irmãos e o Rio Pomba no distrito de Funil

Fotos: Defesa Civil Cambuci / Leandra Fernanda Gonçalves

O município de Aperibé e o distrito de Funil, em Cambuci, sofrem mais uma vez com a cheia do Rio Pomba. Segundo o secretário de Defesa Civil de Cambuci, Eduardo Werneck Paes, a situação é crítica no distrito de Funil, já que o rio subiu mais de um metro acima da cota de transbordo e inundou diversas casas na localidade de Frecheiras, que fica no distrito. Na última medição o nível estava em 4,60, sendo que a cota de transbordo é de 3,20. Funil é um pouco mais alto que Frecheiras, mas também já tem água nas ruas e nas residências segundo o secretário. Ainda de acordo com o secretário, há 100 desalojados e 9 desabrigados no distrito. Eles estão sendo levados para o salão da Igreja do distrito. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros usam um barco para vistoriar as casas e ruas do distrito. (continua após a foto)

Ainda em Cambuci, o Rio Paraíba do Sul transbordou no distrito de Três Irmãos, segundo o secretário Eduardo Werneck Paes, o rio atingiu a marca de 5,24 metros, sendo que a cota de transbordo é de 4,80 m. Por lá, a água já começou a inundar ruas da área central do distrito. Já no município de Aperibé, o nível do Rio Pomba atingiu a marca de 4,65 metros, sendo que a cota de inundação é de 3,60 m. Segundo o coordenador de Defesa Civil, Jefferson Lopez, cerca de 300 casas foram atingidas pela cheia do Rio Pomba na cidade, deixando aproximadamente 120 desalojados que estão indo para casas de familiares ou amigos. Os bairros afetados são Centro, Ferreira da Luz, Caetano e Beira Linha. Ainda está sendo feito um levantamento do número total de atingidos pela segunda cheia do Rio Pomba no ano.

Mais do SFn