Chove forte em São Fidélis e Inea emite alerta de transbordamento em rios na região

rio-muirae-itaperuna
Rio Muriaé em Itaperuna. (Foto: Adilson Ribeiro/
Blog do Adilson Ribeiro)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu um alerta de transbordamentos em oito cidades do do Noroeste Fluminense na tarde desta segunda-feira (2). Vem chovendo forte na cidade de Itaperuna e a previsão é que o rio Muriaé transborde ainda nesta segunda. A maior preocupação é com os deslizamentos de terra.

São Fidélis, não está na condição de alerta do inea mas municípios vizinhos, já veem a sua situação ficando complicada!

Em Italva, 36 famílias ribeirinhas já foram retiradas de suas residências.

Na cidade de Cardoso Moreira, também chove forte . O secretário de Defesa Civil, Rondineli Givigi, informou que os rios e os bairros estão sendo monitorados, mas que ainda faltam quase 4 metros para que o rio Muriaé atinja a cota de transbordo.

Em Laje do Muriaé, a prefeitura emitiu um alerta de chuvas e comunicou toda a população ribeirinha sobre o risco iminente de enchente. A Defesa Civil de Muriaé, em Minas Gerais, teria informado que o nível da cabeceira do rio Muriaé está baixando. As comportas da hidrelétrica do distrito de Comendador Venâncio, em Itaperuna, foram abertas, o que, de acordo com a prefeitura, é primordial para que o nível baixe.

Em Bom Jesus do Itabapoana, a chefia da Defesa Civil informou que há um monitoramento na cabeceira do rio Itabapoana. No último domingo (1) choveu aproximadamente 100 milímetros e a água estaria chegando lentamente ao município. A maior preocupação dos agentes é com o solo encharcado e a possibilidade de deslizamento.

No município de Porciúncula, o rio Carangola preocupa a Defesa Civil. O secretário Glaucio Mansur informou que estão realizando um monitoramento do rio a cada uma hora. A população foi avisada através das rádios locais sobre a possibilidade de transbordamento.

Natividade também foi incluída no alerta de transbordamentos do Inea.

Em Santo Antônio de Pádua, o alerta de transbordamento foi emitido às 19h10 desta segunda. O rio Pomba está sendo monitorado pelo Corpo de Bombeiros.

Campos dos Goytacazes também está em alerta máximo.

Situação de São Fidélis agora

alagamento2
Foto enviada por leitor (vila dos coroados)
alagamento 1
Foto enviada por leitor (vila dos coroados)

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress