quarta-feira , 11 dezembro 2019

Chuva forte deixa várias ruas alagadas na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana Município está em estágio de alerta e estuda a possibilidade de decretar Estado de Emergência

Município está em estágio de alerta e estuda a possibilidade de decretar Estado de Emergência

Foto: Redes sociais/ Leonice Jordão

Faltando pouco mais de um mês para o início do verão, a estação considerada mais chuvosa no estado do Rio, a Praia de Santa Clara, localizada no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, já enfrenta diversos transtornos por conta da chuva, que não dá trégua. Choveu forte nesta terça (19) e na madrugada desta quarta-feira (20/11), feriado do Dia da Consciência Negra. Várias ruas estão inundadas e a água chegou a entrar em algumas residências. Para chegar ao único Posto de Saúde, ao posto dos Correios e a uma escola, a população precisa passar pela água. (Veja na foto abaixo) Nas redes sociais, moradores registraram a situação da localidade. “Nunca vi tanta chuva” – postou uma moradora. “Ano passado choveu na mesma época, lembra? Só que um detalhe, choveu menos que agora!” – respondeu outra. (Continua após a foto)

Para outros moradores, o problema ocorre pois as valas, abertas há alguns anos justamente para o escoamento da água da chuva, foram tapadas. “Muito difícil a falta de planejamento de nosso município, taparam a vala, e por que não desobstruíram a vala que foi instalada no ano de 2008. Resolveriam o problema, não estaria essa enchente que está aí”. Na manhã desta quarta, uma Força Tarefa formada por equipes do Gabinete, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano estiveram na localidade. “Estamos analisando tecnicamente, junto com a Defesa Civil e Procuradoria Geral do Município, a possibilidade de decretarmos Estado de Emergência e a instalação de um Gabinete de Gestão diante dos danos e transtornos à população, bens materiais públicos e privados causados pelas chuvas, que atingem o município desde o último dia 15. O decreto permitiria uma resposta mais rápida em relação a eventuais recursos a serem solicitados aos governos Estadual e Federal”, disse a prefeita. A região de São Francisco de Itabapoana, assim como demais municípios do Norte Fluminense, seguem em alerta para chuva forte nesta quarta (19). O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) chegou a emitir um alerta para a região. (Reveja AQUI) O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta para acumulado de chuva, que pode variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50mm/dia.

Mais do SFn