segunda-feira , 20 janeiro 2020

Chuva provoca alagamentos em pontos de São Fidélis A chuva mais forte se concentrou no segundo distrito, principalmente nas localidades rurais

A chuva mais forte se concentrou no segundo distrito, principalmente nas localidades rurais

Imagem: RainViewer

Algumas ruas de São Fidélis ficaram alagadas durante uma forte chuva na tarde deste sábado (04/01). Às 17h20 o aplicativo RainViewer mostrava um núcleo de chuva forte em parte da zona rural e em parte da zona urbana. A chuva mais forte se concentrou na Ipuca, segundo distrito. Na Rua Santo Amaro, muita lama e pedras desceram dos morros que margeiam a via. Algumas ruas próximas ao Colégio Estadual Elvidio Costa, também ficaram alagadas. O vídeo abaixo foi feito por uma moradora da Rua Cascabulho, ao lado de uma fábrica de doces, na Nova Divinéia. (continua após o vídeo)

Imagem: WA Moreira

Também foram registrados pontos de alagamentos em outras áreas da cidade. Moradores do bairro dos Funcionários, onde fica a Ponte Preta, um dos locais mais visitados na cidade, relataram que toda vez que chove de forma moderada, as ruas ficam alagadas. Segundo eles, como a Avenida Emygdio Maia Santos não possui bueiros para escoamento, a água da chuva acaba descendo para as ruas do bairro dos Funcionários, que fica abaixo do nível da avenida. As ruas do Montese, bairro que fica na parte alta da cidade, também ficaram alagadas. Por lá, bueiros entupidos e o crescimento no número de construções dificulta o escoamento da água. (continua após a foto)

Imagem: Pr Alexandre Raposo

O pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado na Prefeitura, registrou 36.4 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Ontem o pluviômetro registrou 20.2 milímetros. Na Ipuca, onde a chuva foi mais forte, não existe um pluviômetro. Para este domingo a previsão é de mais chuva na cidade e na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiram alertas para possibilidade de chuva forte que, localmente, poderá ser intensa em curto período de tempo e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e raios. Não se descarta, ainda, a queda de granizo de forma isolada (veja o alerta AQUI).

Mais do SFn