segunda-feira , 17 fevereiro 2020

Chuva provoca transbordamento de córregos e inundações na zona rural de Cambuci Ruas e casas estão inundadas no distrito de São João do Paraíso

Ruas e casas estão inundadas no distrito de São João do Paraíso

Conforme previsto e alertado por institutos oficiais de meteorologia, a chuva não está dando trégua em algumas áreas do Norte/Noroeste Fluminense. Desde o dia 22, a região entrou em alerta para o risco de chuvas intensas. A formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nesta quinta reforçou as áreas de instabilidade. Em Cambuci, no Noroeste Fluminense, a chuva das últimas 24h provocou a elevação e o transbordamento de córregos na zona rural do município. Um córrego transbordou e uma enxurrada interditou a estrada entre Monte Verde e Cruzeiro. A situação mais preocupante é em São João do Paraíso, onde o Valão do Caeté transbordou e ruas e casas já foram inundadas (veja o vídeo no final). As imagens foram feitas pela Regina Celia, leitora do SF Notícias, na Rua Capitão Tavares, próximo da Igreja Católica São João Batista. Segundo ela, chove desde às 14h da tarde desta quinta-feira (23) no distrito, sem parar. (continua após a foto)

Os vídeos abaixo foram enviados pelo secretário de Defesa Civil do município, Eduardo Werneck Paes. Um deles foi feito na estrada entre Cambuci e São João do Paraíso. Os pastos estão inundados e a água já atravessa a rodovia em alguns pontos. O outro vídeo é da área central do distrito, que não possui pluviômetro, e por isso não é possível saber a quantidade de chuva que caiu naquela região. O pluviômetro no Centro de Cambuci registrou 55 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O pluviômetro mais próximo de São João do Paraíso fica em Italva, onde foram registrados 180.4 mm nas últimas 48 horas, sendo 104.2 mm nas últimas 24 horas.

Mais do SFn