Ciclistas fidelenses farão pedal noturno urbano pelo Dia Internacional da Mulher

1
Foto: Reprodução. | Destaque: Arquivo.

Nesta terça-feira (08.03), comemora-se no mundo inteiro o Dia Internacional da Mulher, em forma de celebração pelo papel das mulheres na sociedade, além de representar a luta histórica por direitos igualitários para o gênero feminino. Em São Fidélis, a data será lembrada pelas “Bike Girls”, mulheres fidelenses que se uniram pela paixão ao ciclismo, que farão um pedal noturno urbano. O encontro para o pedal está marcado para às 18h30m, na Praça Guilherme Tito de Azevedo, em frente à Biblioteca Municipal, no Centro.

O Dia Internacional da Mulher foi designado em 8 de março pela Organização das Nações Unida em 1977, dois anos após o “Ano Internacional da Mulher” (1985). Entretanto, a ideia da celebração do dia vem de bem antes, desde 1909, quando as funcionárias do setor têxtil de Nova York, nos Estados Unidos, realizou uma greve no dia 28 de fevereiro.

Em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado no dia 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, lutando por direitos femininos a voto, trabalho, ocupação de cargos públicos e formação profissional. Na Primeira Guerra Mundial, foram promovidos pedidos de paz e amostras de solidariedade às mulheres de diversos países. A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro marco representativo do princípio da igualdade entre homens e mulheres.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress